Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


27/09/2013 - Dissertação aborda influência da carga tributária brasileira no setor de cristais do Vale do Itajaí

O mestrando Gustavo Nascimento Fiuza Vecchietti defende dissertação pelo Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau (FURB) nesta segunda-feira (30/9), às 14h, na sala R-307 (Câmpus 1). Orientado pela professora doutora Patricia Luiza Kegel, ele apresentará estudo intitulado “Desenvolvimento Regional e Sistema Tributário Nacional: a influência da carga tributária como potencial fator indutor do desenvolvimento do setor de cristais da região do Vale do Itajaí”.

 
Segundo o resumo da dissertação, a pesquisa analisou a retração do setor de cristais da região do Vale do Itajaí entre 1988 a 2010, constatando que a carga tributária brasileira representou um entrave para este setor. “A análise dos dados colhidos permitiu identificar tributos que interferem no desenvolvimento do setor referido, os quais incidem sobre a produção e consumo (IPI e ICMS), faturamento (PIS e COFINS) e sobre a folha de salários (CPP). Cada um desses tributos possui particularidades que demonstram haver incorreta aplicação do sistema tributário nacional, acometendo a indústria local de exigência tributária excessiva”, argumenta Vecchietti.
 
O mestrando também coloca que os mesmos impostos podem ser utilizados como mecanismos para a retomada do desenvolvimento regional, através da recuperação do setor de cristais. “O sistema tributário nacional possui diretrizes que permitem a correção de suas incoerências, eis que a sua função primordial está delimitada na construção de uma sociedade livre, justa e solidária, através do desenvolvimento nacional, regional e setorial”, afirma.
Publicação: 27/09/2013 - Coordenadoria de Comunicação e Marketing | Foto(s): Divulgação

/2013 (alterar)



Painel