ARQUIVO DE NOTÍCIAS
26/08/2015 - Trabalho avalia desenvolvimento de professores de espanhol
A mestranda Glíndia Victor, do Programa de Pós-Graduação em Educação, defende sua dissertação nesta quarta-feira, dia 26, às 14 horas, na sala I-305.
Seu trabalho tem como título o “Desenvolvimento profissional docente: narrativas de professores de espanhol que atuam no ensino médio”.
A Banca Examinadora é composta pela Presidente, Profa. Dra. Rita Buzzi Rausch (FURB); Profa. Dra. Joana Paulin Romanowski (PUC/PR); Profa. Dra; Maristela Pereira Fritzen (FURB); Profa. Dra. Daniela Tomio (FURB).
Resumo da dissertação
A presente pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa Processos de Ensinar e Aprender do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau teve por objetivo analisar o desenvolvimento profissional docente de professores de Espanhol que atuam no Ensino Médio em escolas da Rede Estadual de Blumenau/SC.
Para a geração de dados foram utilizados o questionário, a técnica de complemento e a entrevista narrativa. A interpretação dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo, com base nos estudos de Bardin (2010). O aporte teórico sustentou-se, principalmente, nos estudos de Nóvoa (1995, 1997, 2011), Marcelo García (1997, 1999, 2009), Imbernón (2009, 2011), Huberman (1995), Mizukami (1996, 2013), Flores (2010) e Romanowski (2010).
O campo empírico da pesquisa foi a Rede Estadual de Ensino de Blumenau/SC, na qual estão inseridas as escolas em que atuavam os oito professores de Espanhol participantes. Para a análise de dados, as categorias elencadas foram definidas a priori, devido serem etapas inerentes à trajetória de formação docente: (i) motivações para a docência de Espanhol, (ii) percepções sobre a formação inicial; (iii) inserção na profissão docente e (iv) processos de formação continuada.
A partir da análise dos dados, consideramos como resultados que a motivação para a docência de Espanhol, para alguns, foi desencadeada pela vontade de ser professor desde a infância, e para outros, pelo gosto e apreciação pela língua espanhola.
Quanto à percepção da formação inicial, esse processo foi avaliado de forma positiva, assim como a maioria dos professores formadores, e visto como base, considerando, no entanto, lacunas existentes, como na atividade de estágio e no pouco tempo para a extensa quantidade de conteúdos das licenciaturas duplas.
A inserção na carreira apareceu, para a maioria dos professores, como uma etapa lembrada pela insegurança e desafios, pelo preparo de aulas e estudos, mas também pelos aprendizados, colaboração e apoio dos colegas e da equipe gestora.
Por fim, a formação continuada foi considerada pelos participantes como necessária e relevante ao desenvolvimento profissional docente, porém foi apontada como deficitária na Rede Estadual, especialmente nas áreas específicas, como a de Espanhol. A pouca valorização da carreira também foi mencionada como desmotivadora do processo formativo docente e prejudicial ao desenvolvimento profissional dos professores que, mesmo assim, empenham-se em oferecer um ensino de qualidade aos seus estudantes.
Nesse sentido, por meio das narrativas analisadas, foram apresentados aspectos importantes das trajetórias de formação dos participantes da pesquisa, que podem apontar novos caminhos para futuras pesquisas no campo da formação docente.
Publicação: 26/08/2015 - 09h32 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
Agosto/2015 (alterar)
31/08/2015
- Estudantes conhecem o dia a dia da Fazenda e do CRC
- Dissertação avalia concepções acerca da abordagem triangular
- Trabalho aborda possibilidades de uso de tecnologias sociais
- Contrato do Centro de Inovação será assinado terça-feira
- Educação tem três defesas nesta sexta-feira
- Saúde do servidor discute o tabagismo e suas consequências
- Trabalho analisa influências na eco inovação têxtil
- Palco giratório apresenta Divino nesta sexta
- Dissertação analisa a filosofia na educação
- Começa sábado curso do Proesde Licenciatura
- Reitor elogia a cooperação de pesquisadores em Educação
- 9ª MIPE abre inscrições para atividades técnico-científicas
- FURB tem duas propostas aprovadas no PROEXT 2016
- No primeiro dia, Interação recebe mais de 5,4 mil inscrições
- Dissertação avalia influência dos empreendimentos de Bonito
- Mesa redonda discute interdisciplinaridade na educação
- Bluvolei disputa em Maceió a final da Liga Nacional Sub 23
- Dissertação aborda a formação humana em Hannah Arendt
- Trabalho avalia desenvolvimento de professores de espanhol
- CineSesc apresenta Os Falsários nesta quarta
- Projeto do curso de Arquitetura vence Desafio Nacional
- Educadores promovem dia 27 um Simpósio Integrado de Pesquisa
- Curso Sequencial de Fotografia expõe trabalhos do semestre
- População carcerária do Brasil é a que mais cresce
- Abertas as inscrições para o Interação FURB 2015
- Dissertação aborda os conceitos sobre sociedades indígenas
- Examinadora alemã visita Projeto Vida e Saúde em Pomerode
- Trabalho avalia os sentidos para as práticas de escrita
- Dissertação analisa responsabilidade social universitária
- Novos Vintages é a campeã do 11º FUCCA
- Ex-aluno vence categoria do Prêmio Brasil de Economia
- FURB Idiomas leciona português para turma de 13 estrangeiros
- 11º FUCCA ocorre neste final de semana
- Programa Literatus TV ganha nova versão
- Observatório Social busca parceria com a FURB
- Professores participam de seminário sobre terraplanagem
- Dissertação investiga biopolítica em educação e sexualidade
- CMU disponibiliza novos boletins com história da FURB
- Professor sueco visita a reitoria
- Biblioteca Universitária faz Estudo de Usuário
- CineSesc apresenta o filme épico
- Infantil conquista o vice no estadual catarinense
- Acadêmicos da FURB destacam-se no estadual de badminton
- Economia lança primeiro boletim informativo eletrônico
- Restaurante Universitário reajusta valor do almoço e jantar
- Parceria do DCE cria aplicativo para divulgar o FUCCA
- Medicina veterinária discute a ciência na globalização
- Editora da FURB lança livro sobre história de Blumenau
- Dissertação analisa aprendizagem de bombeiros militares
- FURB é campeã do atletismo masculino nos JUCs 2015
- Aluna do Curso de Direito participa da Summer School
- Infantil disputa estadual em Guaraciaba, extremo-oeste de SC
- Pró-reitor faz primeira reunião com equipe da PROPEX
- Feijoada arrecadará recursos para projeto Baby Basquete
- Arquitetura discute intervenção em espaços públicos
- FURB tem novo pró-reitor
- "Vamos redesenhar a Universidade", diz Natel à rádio Nereu
- Celso Zipf recebe título de Cidadão Blumenauense
- Orquestra de Cordas faz Concerto de Música Antiga
- Trabalho analisa emancipação na proposta educacional do MST
- Badminton: atleta da FURB destaca-se no México
- Pesquisa sugere investimento na educação matemática
- Proesde promove Seminário Regional no próximo sábado
- FURB sedia nova feira de economia solidária
- FURB se torna sede brasileira de Centro Didático
- Professora discute a saúde dos servidores
- Professor da Unicamp ministra aula magna do CCHC
- Semana acadêmica discute o sistema elétrico
- Bluvolei conquista no Paraná a vaga na Liga Nacional
- Recreação eleva discretamente os preços em Blumenau
- FURB disponibiliza o acervo de projetos de Egon Belz
- Saade palestra para calouros de Medicina
- Grupo Teatral Phoenix faz seleção de novos integrantes
- Estudo avalia ensino de ecologia em meios digitais
- Alunos da ETEVI participam de Olimpíada de Robótica
- PPGCC obtém prêmio de melhor artigo sobre auditoria/perícia
- Celso Zipf receberá Título de Cidadão Blumenauense
- Dissertação avalia a experiência da "escola sem fronteiras"
- Abertas inscrições para Intercâmbio Acadêmico
- Livro Quissama pode virar jogo de tabuleiro
- Artigo receberá prêmio em congresso de engenharia ambiental