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17/08/2017 - Dissertação propõe inovar formação continuada de professores
A mestranda Simone Genske, do Programa de Pós-Graduação em Educação, defende sua dissertação nesta sexta-feira, dia 18, a partir das 9 horas, na sala I-305 (Campus 1).
“Formação continuada em serviço: memórias de professores em fase final de carreira” é o título do trabalho.
Compõem a Banca Examinadora: Presidente - Prof(ª)Dr(ª) Rita Buzzi Rausch/FURB; Titulares: Prof(ª) Dr(ª) Rosaura Angélica Soligo/UNICAMP; Prof(ª) Dr(ª) Daniela Tomio/FURB; Suplente: Prof(ª) Dr(ª) Andrea Soares Wuo/FURB.
RESUMO
A presente pesquisa vincula-se ao Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau. Visa desvelar as memórias de professores do Ensino Fundamental em fase final de carreira da Rede Municipal de Ensino de Blumenau (SC) sobre a formação continuada em serviço vivenciada em suas carreiras docentes.
Apresenta os seguintes objetivos específicos: (i) identificar as marcas positivas da formação continuada em serviço de professores do Ensino Fundamental em fase final de carreira; (ii) identificar as marcas negativas da formação continuada em serviço de professores do Ensino Fundamental em fase final de carreira e (iii) propor pistas que qualifiquem a formação continuada em serviço de professores.
De natureza qualitativa e de abordagem sócio-histórica, sustenta-se em Nóvoa (1995a; 1995b; 2009; 2013), Imbernón (2010; 2011), Vaillant e Carlos Marcelo (2012), Gatti (2003; 2007; 2008; 2013), Gatti e Barretto (2009) e Davis, Nunes e Almeida (2011). São utilizadas cartas pessoais e técnica de complemento como procedimentos para a geração de dados. Utiliza-se a Análise Textual Discursiva como método de análise de dados.
O estudo envolve 14 professores em fase final de carreira e aposentados da Rede Municipal de Ensino de Blumenau. As categorias de análise são: operacionalização da formação continuada; trabalho colaborativo; desenvolvimento pessoal e profissional docente; políticas de formação; relação teoria e prática e realidade escolar como fundamento da formação.
Os registros apontam as seguintes marcas positivas: existência de diferentes modalidades formativas realizadas em diferentes momentos; relevância que o curso do Magistério em nível de Ensino Médio teve na formação de algumas participantes da pesquisa; oferta de cursos pelo governo federal; presença de formadores da própria rede de ensino e de profissionais externos; desenvolvimento da formação continuada durante o horário de trabalho do professor; oferecimento de formações por áreas específicas do conhecimento e grupos menores; desenvolvimento de encontros mensais ou quinzenais para os professores se envolverem em processos de formação continuada coletivos; existência de um espaço de formação comum aos professores; troca de experiências e de ideias; parceria entre professor experiente e professor iniciante; protagonismo do professor em seu processo de formação; equilíbrio entre a relação teoria e prática; relevância da formação na escola e análise de situações problemáticas.
Em relação às marcas negativas, os dados revelam: problemas em relação à eficiência e à qualidade da formação ofertada pelos formadores da SEMED; ausência de formações inovadoras e atraentes; práticas ocasionais, ausência ou descontinuidade na formação continuada; pouco tempo disponível para a realização da formação continuada em serviço; falta de acolhimento no período de inserção profissional; ausência do trabalho colaborativo; comodismo, desinteresse do professor na formação continuada; descontinuidade de políticas educacionais eficazes; opiniões dos professores não são ouvidas; excesso de teoria presente nas formações distante da prática e número significativo de situações problemáticas existentes na escola.
Recomenda-se investir em modalidades inovadoras de formação continuada, como as comunidades de prática, bem como elaborar programas diferenciados de formação para os professores que se encontram em fases distintas de suas carreiras profissionais como residência docente e programas de inserção profissional com a parceria entre professor iniciante e professor experiente.
Necessita-se também ampliar o tempo destinado à formação continuada, criar espaços de formação de professores, além de elaborar uma política de formação continuada, dentre outras iniciativas.
Publicação: 17/08/2017 - 11h02 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
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