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06/02/2018 - Alunos da cidade de Rodeio integram pesquisa de mestrado
Alunos do 1º ano do ensino médio do turno matutino de uma escola estadual do município de Rodeio foram o foco de uma pesquisa de dissertação do Mestrado em Educação da FURB. Participaram da pesquisa 27 alunos.
A mestranda Cleide Beatriz Tambosi Pisetta, sob orientação da professora Cyntia Bailer, pesquisou as atitudes destes alunos que vivem em um contexto bi/plurilíngue, sobre as línguas de imigração e o aprendizado de línguas adicionais.
E a cidade de Rodeio, que fica a cerca de 40 quilômetros de Blumenau, foi escolhida para a pesquisa justamente por este perfil. A cidade foi colonizada por imigrantes italianos no final do século XIX e por isso, tem muito forte a presença da língua italiana, bem como a alemã.
A pesquisa em questão aponta o relacionamento dessas línguas com as línguas aprendidas na escola, como o inglês e o espanhol. Para os sujeitos, a aprendizagem de línguas colabora com o desenvolvimento pessoal e profissional. Segundo a pesquisadora, os dados apurados sugerem que as atitudes dos sujeitos se voltam para o cuidado em manter as culturas e línguas presentes na região.
De uma forma geral, o estudo aponta que as políticas linguísticas devem dar maior atenção às línguas de imigração, como também favorecer uma reflexão sobre a necessidade, relevância e os modos de se trabalhar com tecnologias digitais na escola.
E a cidade de Rodeio, que fica a cerca de 40 quilômetros de Blumenau, foi escolhida para a pesquisa justamente por este perfil. A cidade foi colonizada por imigrantes italianos no final do século XIX e por isso, tem muito forte a presença da língua italiana, bem como a alemã.
A pesquisa em questão aponta o relacionamento dessas línguas com as línguas aprendidas na escola, como o inglês e o espanhol. Para os sujeitos, a aprendizagem de línguas colabora com o desenvolvimento pessoal e profissional. Segundo a pesquisadora, os dados apurados sugerem que as atitudes dos sujeitos se voltam para o cuidado em manter as culturas e línguas presentes na região.
De uma forma geral, o estudo aponta que as políticas linguísticas devem dar maior atenção às línguas de imigração, como também favorecer uma reflexão sobre a necessidade, relevância e os modos de se trabalhar com tecnologias digitais na escola.
A defesa
Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação
Dissertação: “Línguas de Imigração e o Aprendizado de Línguas Adicionais: Atitudes de Alunos da Educação Básica em um contexto bi/plurilíngue
Mestranda: Cleide Beatriz Tambosi Pisetta
Orientadora: Cyntia Bailer
Defesa: dia 7 de fevereiro (quarta-feira), às 14h, na Sala I-305, Campus 1, da FURB.
A defesa é aberta à participação da comunidade.
Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação
Dissertação: “Línguas de Imigração e o Aprendizado de Línguas Adicionais: Atitudes de Alunos da Educação Básica em um contexto bi/plurilíngue
Mestranda: Cleide Beatriz Tambosi Pisetta
Orientadora: Cyntia Bailer
Defesa: dia 7 de fevereiro (quarta-feira), às 14h, na Sala I-305, Campus 1, da FURB.
A defesa é aberta à participação da comunidade.
Publicação: 06/02/2018 - 15h48 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
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