Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


25/05/2022 - Ensaio sobre ecologização de políticas públicas é premiado


A estudante de mestrado do Programa de Pós Graduação em Direito da FURB, Luiza Sens Weise, ficou em segundo lugar no 11º Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva, na categoria estudante de mestrado. O prêmio é promovido pelo Instituto “O Direito por Um Planeta Verde” (IDPV) e premia os melhores trabalhos acadêmicos em sete categorias da área do Direito.
 
O ensaio “Balneabilidade da água salina do Município de Bombinhas: a necessidade de ecologização das políticas públicas”, orientado pelo prof. Dr. Nicolau Cardoso Neto, ficou em segundo lugar no prêmio ao abordar como o índice de balneabilidade, que é a qualidade da água para fins de lazer, é impactado pela falta de saneamento básico.
 
O estudo, baseado na dissertação da estudante, utiliza a visão em rede, teoria de Fritjof Capra, e relaciona o índice de balneabilidade com outras políticas públicas no município de Bombinhas. “Esse marco teórico fala de como conseguimos relacionar todos os problemas do mundo, então, você consegue relacionar, por exemplo, em uma cidade, o problema de falta de saneamento com o problema da balneabilidade ruim”, explica.
 
Os dados de balneabilidade utilizados na pesquisa foram tabulados pelo projeto “Tabulação dos Dados sobre a Balneabilidade da Costa Catarinense”, realizado pela FURB com o apoio do CNPq.
 
A pesquisa ainda não está finalizada, mas com o ensaio, já pôde chegar à conclusão de que é preciso ter uma visão ecológica das políticas públicas para uma melhor aplicação efetiva dessas políticas.
 
“A questão da ecologização das políticas públicas envolve pensar no meio ambiente para além de um recurso a ser utilizado, desconstruindo a ideia equivocada de separação entre o meio natural e a sociedade humana, pois nós fazemos parte desse meio ambiente”, afirma Luiza.
 
Com a finalização do estudo, os autores esperam contribuir com pelo menos dois Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): o objetivo 11, que pretende “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resistentes e sustentáveis” e o objetivo 6, que espera “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e o saneamento para todos”.
 
A cerimônia de premiação do 11º Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva acontecerá de forma remota, na sexta-feira, 27 de maio, às 19h. 
 
A programação do evento está disponível no site: 
Publicação: 25/05/2022 - 13h07 - RTE/Jornalismo Texto Julia Laurindo da Agência de Notícias do curso de Jornalismo | Foto(s): Prêmio José Bonifácio

Maio/2022 (alterar)



Painel