Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


03/05/2022 - Distrito de Inovação de Blumenau é criado oficialmente


Nesta terça-feira, dia 03 de maio, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, assinou o decreto que cria oficialmente o Distrito de Inovação de Blumenau (DIB), que abrangerá uma área com mais de um milhão e setecentos mil metros quadrados, compreendendo parte dos bairros Itoupava Seca e Victor Konder.
 
Assinatura do decreto aconteceu no Centro de Inovação de Blumenau e contou com a participação da vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar, além de representantes de secretarias municipais, de entidades e da Universidade Regional de Blumenau (FURB).
 
O prefeito afirmou que tirar do papel ações que pensam a cidade do futuro é um dos principais desafios da gestão pública. “Foi pensando nisso que, num trabalho conjunto entre Secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, assinamos o decreto que cria o Distrito de Inovação de Blumenau (DIB). Somos referência em vários setores e entendo que a tecnologia precisa ser uma aliada na busca pela Blumenau melhor que é o desejo de todos nós”, reforça.
 
O Diretor do Instituto FURB, Christian Krambeck explicou como o projeto do Distrito de Inovação começou. “Hoje foi um dia absolutamente histórico, em que o prefeito assinou o decreto de criação do Distrito de Inovação de Blumenau, que também vai atingir todo o médio Vale do Itajaí. É um projeto que nasceu em 2012, com o governo do Estado, mas já com a presença da FURB, da ACIB, da prefeitura. Em 2018, coordenei um projeto de extensão da Universidade, que retomou esse projeto e há dois anos, um time integrado pela Universidade, pelo Centro de Inovação e pela prefeitura está trabalhando nele. Mas o mais importante: várias pessoas e entidades estavam presentes no auditório do Centro de Inovação e perceberam que é um projeto que bota Blumenau na vanguarda nacional, é uma oportunidade para construirmos um novo tipo de cidade, cidade para as pessoas e menos para os carros, uma cidade mais sustentável, mais eficiente, mais saudável, mais inteligente.
Ficou claro que todos estão a fim de se organizar em torno desse objetivo, tendo o Distrito de Inovação como um laboratório, um espaço vivo de implantações, de testes, de possibilidades para que a gente leve isso para outros lugares da cidade e até outras cidades” observou Christian. 
 
Agora, a Prefeitura dará continuidade aos trabalhos que está realizando desde o ano passado para a implantação do DIB em Blumenau, como exemplo, dar sequência à execução do Masterplan, uma das nove obras previstas no projeto do DIB, com previsão de conclusão em junho de 2023.
 
O que é o Distrito de Inovação?
 
O distrito é uma ação conjunta da prefeitura com diversas entidades, como a Universidade Regional de Blumenau (FURB), Centro de Inovação Blumenau, Instituto Gene, Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Blusoft e Associação de Micro e Pequenas Empresas de Blumenau (Ampe) e tem como intuito buscar a articulação de três eixos prioritários: inovação urbana, econômica e social, ligando vários atores sociais e econômicos e implementando suas estratégias, ações e políticas no território e na cidade.
 
O objetivo do DIB é de construir o conceito, as diretrizes, o formato, a delimitação, os objetivos e os recursos envolvidos necessários para o desenvolvimento de uma cidade ideal. O DIB pretende estudar, compreender e potencializar sua realidade e características, buscando uma identidade e caminho próprio em termos de economia criativa e do conhecimento, uso e ocupação do espaço, colocando as pessoas, suas necessidades e expectativas em primeiro plano.
Publicação: 03/05/2022 - 17h40 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo/Com informações da Prefeitura de Blumenau | Foto(s): CMC

Maio/2022 (alterar)



Painel