Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


20/05/2022 - Universidade inaugura sala de apoio à amamentação


O Dia Mundial da Doação de Leite Humano foi celebrado nesta quinta-feira, 19 de maio. A data é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno e chama atenção para a importância da doação de leite para os bancos de leite humano.
 
Na FURB, na quarta-feira, dia 18, o projeto de extensão Educação em Saúde Materno Infantil (EMIS) inaugurou a primeira sala de apoio ao aleitamento materno, no campus 3 da Universidade de Blumenau. O projeto atua desde 1996, de forma interdisciplinar com os cursos de Nutrição e Odontologia, promovendo o aleitamento materno entre outras atividades focadas na saúde materno infantil.  
 
A sala é o primeiro local adequado para as mães amamentarem ou tirarem leite com privacidade dentro da Universidade.
 
“É extremamente adequada essa reivindicação para sermos referência como Universidade, estimulando ações como essa, pois quando você não interrompe a amamentação, você também estimula que ela continue. Quando chegou a nós essa demanda, percebemos que era uma obrigação promover isso dentro da Universidade”, destaca a reitora da FURB, Marcia Sardá Espindola.
 
“Durante o período que a mãe está longe do bebê é muito importante que ela possa extrair seu leite e depois levar para casa para alimentar o bebê no dia seguinte. Mas o leite humano é extremamente perecível e pode azedar, então nós precisamos de condições higiênicas para a mulher fazer essa retirada, um ambiente limpo, com disposição de água, com privacidade e uma geladeira, para levar o leite congelado”, explica a presidente do comitê regional de aleitamento materno, Elizabeth de Souza, que esteve presente à inauguração da sala na FURB.
 
A metodologia do EMIS inclui grupos de gestantes com temas abordando o aleitamento materno, orientação nutricional na gestação, introdução da alimentação complementar do bebê, cuidados gerais do recém-nascido, higiene bucal da gestante e dos bebês, trabalho de parto e métodos anticoncepcionais.
 
“O nosso foco sempre foi o apoio ao aleitamento materno. Trabalhamos no núcleo de gestantes, com rodas de conversa em unidades básicas de saúde e atendimentos de bebês de 0 a 3 anos com deficiências. Esse desejo de montar a sala de apoio ao aleitamento materno é antigo, e agora que foi viabilizado, a gente espera que sirva de ponto de partida para outras instituições, empresas e, em breve, para os outros campi da Universidade”, comenta a coordenadora do projeto EMIS, professora Ana Marise Pacheco.
 
Para utilizar a sala de apoio ao aleitamento materno, as mães devem se cadastrar enviando uma solicitação junto com nome completo e cargo / vínculo para o e-mail emis@furb.br ou no WhatsApp (47) 99291-2801.
Publicação: 20/05/2022 - 17h26 - RTE/Jornalismo Texto Gabriel Menezes | Foto(s): EMIS

Maio/2022 (alterar)



Painel