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20/05/2022 - Tese aborda dimensões internacionais na formação de professores


A segunda defesa de tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB teve na banca a participação do professor Abdeljalil Akkai, da Universidade de Genebra (Suíça), que dirige a linha de pesquisa Dimensões Internacionais da Educação.
 
A tese “Dimensões da Internacionalização para a Formação Inicial de Professores: Contribuições a partir de um Cenário Institucional” foi defendida por Giselly Brandalise e orientada pela professora Marcia Selpa. A defesa aconteceu de maneira remota pela plataforma Microsoft Teams, na terça-feira, 10 de maio. 
 
Na banca avaliadora, além do professor Akkai, estavam Adriana Fischer e Cássia Ferri, da FURB e a professora Silvia Canan, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).
 
Giselly contou com uma bolsa de estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para realizar a pesquisa, que demonstrou a importância da internacionalização para a formação de professores nos cursos de licenciatura.
 
Ela explica que o estudo foi relacionado a uma das várias dimensões da internacionalização da educação superior, que é o intercâmbio de estudantes, mas apontou também caminhos para a “Internacionalização do Currículo” e a chamada “Internacionalização em Casa”.
 
Entre tantas contribuições, professora e orientanda partiram do pressuposto de que os cursos de formação de professores precisam avançar em relação a internacionalização a partir de uma perspectiva de trocas interculturais. Ela considera que o mundo atual está repleto de relações internacionalizadas. “Então, os futuros egressos das licenciaturas, que serão professores da educação básica, além de lidarem com essas especificidades que são características da atual sociedade e que fazem parte do nosso dia a dia, também vêm recebendo públicos originários de outros países.”, explica.
 
A recém-doutora aponta como exemplo desse movimento a migração de haitianos e venezuelanos nos últimos anos, o que reforça a importância de aprofundar olhares e práticas pedagógicas inclusivas e acolhedoras para públicos que são tão diferentes e internacionais. 
 
Segundo a orientadora, Marcia Selpa, a banca destacou a originalidade do trabalho, a relevância da temática, a qualidade da estrutura e organização do texto. Para ela é uma temática bastante complexa e desafiadora na área da educação.
 
“O trabalho foi recomendado também para concorrer a premiação Capes de Tese. Pretendemos em breve divulgar à comunidade científica os resultados dessa pesquisa que discutiu Dimensões da Internacionalização para a Formação Inicial de Professores a partir de um cenário institucional”, aponta.
Publicação: 20/05/2022 - 13h36 - RTE/Jornalismo Texto Joyce Moser, da Agência de Notícias do curso de Jornalismo da FURB | Foto(s): Giselly Brandalise

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