Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


20/09/2019 - As experiências acadêmicas em exposição


O conhecimento produzido na Universidade, reunido em um evento que já está na sua 13ª edição. A Mostra Integrada de Pesquisa, Ensino, Extensão e Cultura da FURB, a MIPE, reúne a produção das diferentes áreas de conhecimento e apresenta os resultados para a comunidade acadêmica e local. Em 2019, a Mostra reuniu 295 projetos de pesquisa, 111 de ensino e 94 de extensão, apresentados em três dias de evento, de 18 a 20 de setembro.
 
Miguel Alois Pitz e Silva e Mônica Flissak são do curso de Psicologia e apresentaram à comunidade o trabalho Reabilitação Psicossocial: o cooperativismo social como uma estratégia de intervenção para saúde mental. O projeto foi aplicado em oito lugares (CAPS AD II Blumenau, CAPS II Blumenau, Enloucrescer, FURB, CAPS de Brusque, Indaial, Gaspar e Pomerode), envolvendo profissionais da área da saúde mental, acadêmicos e, principalmente usuários, totalizando 352 participantes. “Nós realizamos três encontros em cada um destes locais, abordando conceitos teóricos, depois trazendo relatos de experiências exitosas na economia solidária e discutindo estratégias de implantação de iniciativas de economia solidária nestes locais, onde fizemos os encontros”, explica Miguel.
 
Para os autores do projeto, trabalhar nos locais que lidam com saúde mental é uma maneira de proporcionar a estes usuários formas de voltarem ao convívio social de modo saudável. “É muito importante mostrar a eles que existe uma alternativa a este modelo capitalista de economia, por meio do cooperativismo e da economia solidária, incentivando-os a usarem a sua criatividade como meio de vida”, ressalta Mônica.
 
O curso de Odontologia também está presente na comunidade, com acadêmicos realizando estágio curricular na rede estadual de ensino em Blumenau. Marcos Vinícius da Silva Araújo é estudante da quarta fase do curso e relatou na MIPE a experiência do estágio, feito em conjunto com as colegas Gabriela Roedel e Kauana Schreiber. Durante o mês de maio, eles estiveram em contato com as crianças e procuraram passar conhecimento sobre saúde bucal, com diversas atividades lúdicas. “Tivemos um feedback muito positivo das crianças, que vinham com dúvidas, o que nos incentivava a trazer ainda mais informações, sempre de maneira mais simples, fazendo comparações. Por exemplo, trouxemos dentes de resina, para que eles conhecessem como é um dente, porque eles só veem a parte da coroa quando abrem a boca. Nos exercícios, percebemos que muitos dos alunos acertavam muitas questões, então eles conseguiram compreender o que estávamos falando. Foi muito gratificante, para nos desafiarmos como profissionais, mas também para sairmos da universidade e desenvolver o sentimento de empatia, o olhar crítico à situação do próximo”, conta Marcos.
 
Lilian Verônica Souza é acadêmica do curso de Artes Visuais do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica na FURB (PARFOR). Ela trouxe à MIPE um projeto que desenvolveu com seus alunos de Brusque: a produção de um jogo com base nas formas geométricas, relacionando matemática e arte. “Como eu estava trabalhando em sala de aula a questão da geometria e Picasso tem tudo a ver com isso, eu reuni estes dois conhecimentos para criar este o jogo e aplicar com as crianças, de uma forma diferente para eles”, explicou a acadêmica.
 
A MIPE encerra nesta sexta-feira, 20 de setembro, às 10h30 , em uma solenidade com apresentações de dança contemporânea e dança de salão, no auditório da Biblioteca no Campus 1.
Publicação: 20/09/2019 - 10h24 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo Isadora Brehmer | Foto(s): CMC


Painel