Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


04/08/2020 - FURB é 18ª em pesquisa sobre Turismo na América Latina


A Universidade Regional de Blumenau (FURB) foi classificada em 18° no ranking de instituições latino americanas que mais contribuem para a produção e disseminação científica em periódicos na área de Turismo na América Latina.
 
O ranking foi feito como parte de um estudo que investigou a disseminação de pesquisas científicas de Turismo em periódicos latino americanos, realizado por quatro pesquisadores espanhóis, Sergio Moreno-Gil e Patricia Picazo-Peral, da Universidad Las Palmas De Gran Canaria, Eduardo Parra-López, do Instituto De Investigación Social Y Turismo (Universidad De La Laguna), e Carmen Díaz-Domínguez, da Universidad De La Laguna. O resultado foi publicado no dia 20 de julho. A USP lidera o ranking, que tem outras 15 instituições brasileiras e destas, 10 são universidades federais. 
 
O estudo buscou analisar as pesquisas produzidas por instituições latino americanas, publicadas em periódicos científicos especializados em Turismo, na América Latina. Os pesquisadores analisaram sete publicações, em um período de 13 anos: de 2006 à 2018, e concluíram que as instituições e autores brasileiros são os que mais contribuem com estudos e pesquisas sobre Turismo na AL. Nos gráficos apresentados pelo estudo, o Brasil lidera o ranking de produção científica nessa área, com 72,6%.
 
Pesquisador também é ranqueado
 
Carlos Alberto Cioce Sampaio, professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da FURB também foi ranqueado pelo estudo como o 13° pesquisador que mais contribuiu para a disseminação de conhecimento científico sobre Turismo produzido na América Latina e publicado em periódicos latino americanos. “Fiquei surpreso, pois não estudo só Turismo, então fiquei contente em ver meu nome e o da FURB no ranking deste estudo”, afirma Sampaio. Mestre em Administração e doutor em Planejamento e Gestão Organizacional para o Desenvolvimento Sustentável e em Engenharia de Produção, há mais de 20 anos Carlos Sampaio estuda questões relativas à área de Turismo. 
 
Desde 2005, quando começou seu pós-doutorado em Ecossocioeconomia, no qual aprofundou sua pesquisa no turismo de base comunitária, publicou o livro “Turismo como Fenômeno Humano: princípios para se pensar a socioeconomia”, pela Edunisc, Carlos Sampaio não parou mais de trabalhar com o tema. Em 2008, foi para a Espanha, notória pelas pesquisas na área, onde fez seu segundo pós-doutorado. Em 2012, publicou seu segundo livro sobre o assunto, “Turismo comunitário, solidário e sustentável: da crítica às ideias e das ideias à prática”, e em 2015, foi para os Estados Unidos, para o terceiro pós-doutorado.
 
Professor do PPGDR/FURB, hoje Sampaio trabalha o Turismo local com os estudantes e diz que procura sempre envolver acadêmicos em suas produções. Para ele, o segredo é trabalhar em rede e a colocação da Universidade Regional de Blumenau no ranking é um mérito de diversos pesquisadores da área sobre Turismo na FURB, como os professores Clóvis Reis, Marialva Tomio, Oklinger Mantovaneli Jr. e Marilda Rosa Galvão Checcucci Gonçalves da Silva. “Ser professor é um modo de vida, não apenas uma profissão”, comenta Sampaio.
Publicação: 04/08/2020 - 13h35 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC


Painel