Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


21/05/2021 - Livro vai contar trajetória da pesquisa na FURB


Iniciaram-se nesta semana as entrevistas com os 14 professores pesquisadores da Universidade Regional de Blumenau que serão destaque na primeira edição de um livro organizado pelo Projeto Cognitum, do Centro de Ciências Humanas e da Comunicação da FURB. Desenvolvida pelos professores Sandro Galarça, do curso de Jornalismo, Fabrícia Durieux Zucco, de Publicidade e Propaganda e Marcos Antônio Mattedi, do curso de Ciências Sociais, a publicação vai contar a história da pesquisa realizada na Universidade ao longo de sua história, por meio da narrativa sobre a experiência destes profissionais, nas mais diversas áreas do conhecimento científico. A atividade assinala a importância da pesquisa científica no desenvolvimento da região do Vale do Itajaí. Sua intenção é dar visibilidade à expertise acadêmica e científica acumuladas na FURB.
 
De acordo com o professor Marcos Antônio Mattedi, também pesquisador vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB, o projeto visa dar mais visibilidade à importância da pesquisa científica e da história dos seus pesquisadores. Dessa forma, a universidade cumpre um papel fundamental, que é contribuir para uma sociedade mais crítica e bem informada sobre assuntos que lhe dizem respeito na dinâmica social.
 
“Se, por um lado, verifica-se o fortalecimento do negacionismo científico em meio da poeira informacional gerada pelas mídias sociais, por outro, verifica-se a negação da validade do conhecimento científico dentro da própria universidade. Portanto, ao mesmo tempo, a sociedade parece não precisar mais do conhecimento científico, mas também que a ciência não ter mais espaço dentro da universidade”, argumenta Mattedi. Ele complementa: “Ou seja, precisamos urgentemente saber o que estamos fazemos cientificamente na FURB, para saber por que estamos e como devemos fazer. Porque é urgente! Porque devemos fazer!”.
 
O professor Sandro Galarça lembra que o curso de Jornalismo participará ativamente deste processo, elaborando as pautas e produzindo as entrevistas, por meio de um processo de ensino-aprendizagem baseado na prática profissional, o que será uma experiência muito importante para os estudantes. Assim, todos poderão desenvolver habilidades e competências fundamentais para o exercício da profissão. Todas as etapas terão o acompanhamento e a supervisão dos professores envolvidos, o que reforça o caráter formador da atividade.
 
Para a professora Fabrícia Durieux Zucco, o resgate da trajetória de importantes pesquisadores da FURB pode servir como uma excelente ferramenta de marketing para a Universidade, uma vez que explora a consolidação da pesquisa científica na FURB e consolida a instituição como um dos principais vetores do processo de formação e desenvolvimento científico. “Esta expertise se materializa em diversas dimensões como na formação de recursos humanos e na produção de artigos, patentes e no relacionamento com a comunidade. A universidade é o ponto de encontro de experiências multivariadas, a história da Universidade é também a história de seus pesquisadores”, explica Fabrícia.
 
COGNITUM
 
O Projeto Cognitum tem o objetivo de reconhecer na comunidade acadêmica professores pesquisadores que construíram a história da FURB por mais de cinco décadas. Por isso, contará 14 dessas histórias, por meio de entrevistas com sete professores da ativa e sete professores aposentados. Os 14 nomes foram indicados pelos Centros Universitários e suas histórias serão registradas no livro em formato impresso e digital (e-book), a realização de um documentário e a disponibilização de um podcast com cada entrevistado. O livro será lançado oficialmente no dia 2 de setembro, por ocasião das comemorações do Aniversário de Blumenau.
 
Projeto Cognitum - Lista de professores pesquisadores que serão entrevistados
 
CCHC
Clóvis Reis (Ativa) e Vilma Margarete Simão (Aposentada)
 
CCEN
Sidney Luiz Stürmer (Ativa) e Zelinda Maria Braga Hirano (Aposentada)
 
CCT
Henry França Meier (Ativa) e Adilson Pinheiro (Aposentado)
 
CCS
Ernani Tiaraju de Santa Helena (Ativa) e Luís Renato Garcez de Oliveira Mello (Aposentado)
 
CCJ
Alejandro Knaesel Arrabal (Ativa) e Noemia Bohn (Aposentada)
 
CCSA
Gerson Tontini (Ativa) e Leonel Cezar Rodrigues (Aposentado)
 
CCEAL
Adolfo Ramos Lamar (Ativa) e Otília Lizete de Oliveira Martins Heinig (Aposentada)
Publicação: 21/05/2021 - 16h19 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC


Painel