Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


04/09/2019 - Professora da FURB apresenta ao INEP preocupação com EAD

Falta coerência entre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o ensino superior brasileiro e os instrumentos de avaliação usados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ligado ao Ministério da Educação, para autorização dos cursos de educação a distância. Este problema foi destacado na palestra de Roseméri Laurindo, professora na Universidade Regional de Blumenau, nesta terça-feira, dia 3 de setembro, durante o 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em Belém do Pará. Laurindo participou do Seminário Ensicom ao lado de Ana Carolina de Aguiar Moreira Oliveira, do INEP, autarquia ligada ao MEC. No evento houve a apresentação nacional da proposta de revisão das DCNs em Publicidade e Propaganda. A FURB possui os dois cursos mais tradicionais do campo da Comunicação: Jornalismo e PP.
 
“Estamos diante de duas modalidades de ensino ou de dois tipos de diplomas diferentes?” indagou Roseméri Laurindo ao apresentar dados sobre educação a distância, com preocupação manifestada pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej), da qual é diretora. Ana Carolina Oliveira, do Inep, por sua vez, acredita que o sistema avaliativo nacional pode impedir a continuidade de cursos de baixa qualidade. Segundo ela, os critérios são revisados constantemente e o balizador principal para todo o sistema são as DCNs.
 
O Congresso Intercom é um dos maiores eventos científicos da América Latina. Este ano reúne durante uma semana em Belém mais de 2.500 acadêmicos em minicursos, mostras, prêmios, colóquios internacionais, grupos de pesquisa, reuniões. Da FURB participam as professoras Roseméri Laurindo e Clarissa Josgrilberg Pereira, do Departamento de Comunicação, convidadas da Intercom para dirigirem mesas de trabalho, colóquios e grupos de pesquisa. Também está presente a estudante de Jornalismo da FURB Ingrid Leonel, que é paraense mas há dois anos mudou-se para Santa Catarina. Na sua cidade natal, Belém, integrou-se à equipe de acadêmicos de todos os cantos do país que está realizando a cobertura do evento para as redes sociais e podcasts da rádio Intercom.
 
Várias atividades do Intercom têm desdobramentos nacionais, a exemplo da finalização da proposta para as novas DCNs de Publicidade e Propaganda. O professor Eneus Trindade Barreto Filho, da Associação de Pesquisadores em PP e pesquisador da USP, apresentou o documento fruto de trabalho realizado por comissão nacional de especialistas desde 2016, com várias audiências públicas e que agora será entregue ao Conselho Nacional de Educação. Preocupados com sistemas de reclassificação de cursos orientados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e assumidos por órgãos governamentais no Brasil, os especialistas defenderam que Publicidade e Propaganda se constitui como curso específico pertencente ao campo científico da Comunicação, assim como Jornalismo, Relações Públicas, Rádio, TV e Internet.
 
Dentre as novidades para formação publicitária previstas na proposta de novas DCNs destaca-se a ênfase em regionalização como critério decisivo para que cada projeto pedagógico defina linhas específicas de formação condizente com as peculiaridades locais, com demandas sociais e valorização do desenvolvimento regional.
Publicação: 04/09/2019 - 10h50 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC


Painel