Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


03/07/2020 - Hidratante inédito para combater cólicas vence Feira de Inovação


Desenvolvido pelas estudantes de Engenharia Química, Amanda Berns, Daniela Rausch e Luiza de Melo Miranda, o Anilex, creme hidratante à base de anis estrelado e terebintina para ser aplicado no abdômen e gerar calor, ajudando a aliviar as cólicas menstruais foi o grande vencedor da 8ª edição da Feira de Inovação e Empreendedorismo da FURB. A solenidade de premiação, com a apresentação dos 11 projetos classificados aos jurados ocorreu na noite desta sexta-feira, 3 de julho, ao vivo pelo YouTube. O projeto vencedor ganhou um cheque de 750 reais, mentoria do Instituto Gene, certificado e troféu. O produto é inédito no mercado.
 
O segundo colocado foi o Forklift Quick-Claw, realizado pelos estudantes de Engenharia de Produção, Adrielle Machado, Cristian Junkes, Giovani Pellin, Pierro da Silva e Ramon Fernandes. O projeto consiste em uma pinça para movimentação de tambores, com encaixe rápido e sem que haja a necessidade de o operador descer da empilhadeira para fazer o encaixe, tudo é feito de modo automático. Em relação aos diferenciais do produto, comparado às demais opções no mercado, a equipe destacou a aplicabilidade e o baixo custo, uma vez que esses tambores normalmente são movidos por força humana, mas muito pesados, ou por equipamentos mais complexos (e de uso mais nobre na indústria). O grupo ganhou um cheque de 500 reais, mentoria do Instituto Gene, certificado e troféu.  
 
O terceiro lugar ficou com o UNIC – Móveis para pessoas com necessidades especiais. O produto de lançamento apresentado foi um berço adaptado para cadeirantes que, quando não for mais necessário com berço, pode ser transformado em uma mesa. O projeto foi desenvolvido pelos estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Aline da Silva, Ana Carolina Petry e Bruno Guedes Rode, que ganharam um cheque de 250 reais, além de mentoria do Instituto Gene, certificado e troféu.
 
No total foram 45 projetos inscritos nesta edição da Feira, que ocorreu integralmente de forma online, utilizando o Instagram para expor os projetos. Dentre os 11 finalistas, 10 foram selecionados por uma banca interna de professores do CCT e um entrou pela quantidade de curtidas na rede social. Na noite de premiação, os concorrentes foram avaliados por meio de vídeos, seguindo o modelo de “pitch”, uma fala rápida com a defesa do produto. Após o vídeo, os jurados dirigiram perguntas às equipes para esclarecer dúvidas em relação aos produtos para, em seguida, realizar a votação, observando também o plano de negócios de cada proposta. As notas foram enviadas ao professor coordenador do evento, Rodrigo dos Santos Cardoso por aplicativo de mensagem e as computadas ao final das apresentações.  
 
A banca avaliadora foi formada pelo diretor de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Blumenau, Charles Schwanke; pelo presidente do Sindicato das Indústrias Mecânicas, Metalúrgicas e do Material Elétrico de Blumenau (SIMMMEB), Dieter C. Pfuetzenreiter; pelo professor Udo Schroeder, presidente do Conselho de Administração do Instituto GENE; pela professora Griseldes Fredel Boos, representante da Fundação Fritz Muller, patrocinadora do evento e por Ana Paula Colombo, coordenadora de Propriedade Intelectual da Agência de Inovação Tecnológica (AGIT – FURB). 
 
Representado a patrocinadora, Fundação Fritz Muller, a ex-diretora do CCT e ex-vice-reitora, Griseldes Fredel Boos, destacou a sensibilidade com que todos os projetos olharam para as necessidades da sociedade. “Este tipo de iniciativa é fundamental para a formação dos acadêmicos e quando consegue dar respostas às necessidades da comunidade, cumpre o seu objetivo: eleva a formação dos acadêmicos e a comunidade”, observa.   
 
Para a reitora Marcia Sardá Espíndola, “a noite foi muito inspiradora”, ela também destacou a inserção social dos projetos apresentados, em busca de soluções “reais”. Presente ao evento, o vereador Sylvio Zimmermann disse estar “muito impressionado” e sugeriu encaminhar as propostas da Feira para possíveis investidores. O presidente do SIMMMEB, Dieter Pfuetzenreiter, também manifestou interesse em apresentar os projetos aos associados do Sindicato. “Temos indústrias de móveis que poderão se interessar pelas propostas”, comenta, citando apenas uma das possibilidades.
 
A solenidade de premiação foi realizada pela plataforma Teams e transmitida ao vivo pelo YouTube. “Não somente o evento de premiação dos projetos foi realizado no ambiente virtual, mas todo o desenvolvimento dos trabalhos ocorreu sem a presença física dos estudantes e dos professores mentores, o que faz desta edição da Feira, uma edição ainda mais especial” destaca o diretor do Centro de Ciências Tecnológicas da FURB, professor Fábio Perez.
 
O evento de premiação e encerramento da Feira contou ainda com a presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo de Blumenau, Móris Kohl, que parabenizou a Universidade pela realização do evento, “tão necessário, especialmente neste momento em que novas ideias são tão importantes”.
 
Semear CCT
 
O diretor do CCT, Fábio Perez aproveitou o evento para lançar o projeto Semear CCT, que prevê mentorias de forma personalizada, auxiliando os estudantes a planejar novos negócios, atender projetos corporativos e explorar editais de fomento, “tornando ideias em realidade”, enfatiza Perez. O endereço do Semear CCT é o Instagram (@semear.cct), o projeto foi idealizado pelo vice-diretor do Centro, Vinicyus Wiggers e é coordenado pelo professor Dagoberto Quadros. 
 
Os projetos da 8ª edição da Feira de Inovação e Empreendedorismo da FURB estão expostos no Instagram (@fie.cct)
 
 
 
Publicação: 03/07/2020 - 22h59 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC


Painel