Facebook Twitter Imprimir

AGENDA 


20/08 a 20/09 - Exposição “Varal de Haicais”

A partir do dia 20 de agosto, o Saguão do Bloco A da FURB, Câmpus 1, recebe a Exposição Varal de Haicais”, ação de contrapartida do Projeto A Lua de Abril e Outros Haicais”, contemplado com o Prêmio Herbet Holetz de Cultura Edital 004/2019. 

O projeto é uma iniciativa da poeta, escritora e produtora cultural,
 Terezinha Manczak, com o intuito de contemplar esta forma breve e delicada de poesia, que é o haicai.
 

O h
aicai é um estilo de poema curto, de origem japonesa, que contempla a estética do vazio, composto de três versos, em até dezessete silabas poéticas. 
 
 
A exposição irá trazer uma seleção dos textos produzidos pelos participantes dquatro oficinas ministradas pela proponente e seguirá aberta ao público, até o dia 20 de setembro do corrente ano, com entrada franca. 

Poeta e escritora, Terezinha 
Manczak reside em Blumenau desde 1980. Lançou seu primeiro livro de poemas em 1990. Hoje conta com 15 livros publicados, sendo três de títulos solo e coautoria em mais 26 antologias em prosa e verso. Sua publicação mais recente é o livro infantil " HAICAI PARA CRIANÇAS" já caminhando para a segunda edição.
 
É sócia fundadora da Sociedade Escritores de Blumenau, tendo presidido a Associação em 2004 e 2009. Pertence à Associação Internacional de Poetas, com sede em Campo Grande (MS) e representa o seu estado como Governadora da Associação Internacional de Poetas para Santa Catarina. Conselheira Municipal de Políticas Culturais por três gestões, na área de Literatura, Biblioteca e Livro. Atualmente conselheira suplente no Conselho Estadual de Cultura, na área de Literatura, Biblioteca e Livro. Participa anualmente, como poeta convidada, do Congresso Brasileiro de Poesia de Bento Gonçalves (RS). Ministra oficinas de haicai para crianças, jovens e adultos. 
 
O projeto é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura, Conselho Municipal de Política Cultural, Prefeitura Municipal de Blumenau Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais, nesta ação cultural, com o apoio da Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB. 
 
Aberto a comunidade. Visitação gratuita seguindo todos os tramites de segurança sanitária. 

Data: 20/08 a 20/09
Horário: Seg a Sex - 07h às 22h
Local: Câmpus 1 - Saguão do Bloco A - Mapa
Informações: cultura@furb.br
Publicação: Cultura

Painel