Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


13/06/2013 - Professor apresenta fotodocumentário feito em viagem para Antártica


Segundos muitos especialistas, até o ano de 2025 o Oceano Ártico, localizado no Pólo Norte, vai estar totalmente degelado. Há indícios de que a Antártica também está em processo progressivo degelo. Tais mudanças, ligadas ao aquecimento global, devem gerar profundas – e provavelmente ameaçadoras – mudanças para a vida na Terra. No fotodocumentário “Antártica: a última fronteira”, que será apresentado nesta nesta sexta-feira (14/6), às 14h, na sala T-212, em seminário promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB, o professor e geólogo da FURB Juarês José Aumond debate as mudanças climáticas no continente mais gelado do planeta.


Segundo ele o continente é tão complexo que há incertezas sobre as condições climáticas. “O diagnóstico mostra que há mudanças, porém o homem ainda não conseguiu desvendar o tamanho delas”, afirma.


Aumond acredita que já foi atingido um ponto de desequilíbrio do clima da Terra. “Os pólos são uma espécie de ar condicionado para o planeta. As camadas congeladas funcionam como espelhos e refletem a radiação solar. Com o derretimento das geleiras, mais calor é absorvido pelas águas, alterando assim as temperaturas dos oceanos e modificando ecossistemas inteiros”. 


O crescimento de algumas espécies de animais e a diminuição de outras é um exemplo de indicativos das tais mudanças no sistema climático. As mais atingidas pelo desequilíbrio são as espécies marinhas.
 

A palestra é gratuita e livre para toda a comunidade. Informações pelo telefone (47) 3321-0507

Publicação: 13/06/2013 - Coordenadoria de Comunicação e Marketing | Foto(s): V1ctor/Creative Commons

/2013 (alterar)



Painel