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04/06/2014 - DTI implanta sistema Antispam interno


A Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) da FURB está implantando o sistema Antispam em todas as caixas postais internas da Universidade. Serão beneficiados todos os professores, servidores e técnicos administrativos que usam o e-mail corporativo, o que totaliza 3.150 caixas postais. O novo recurso, chamado de Vertical IP, foi adquirido pela FURB ao custo de R$ 50 mil. O equipamento tem como objetivos desafogar o processamento de mensagens e fazer uma limpeza automática nos e-mails dos usuários.

Além disso, segundo a chefe da DTI, Ana Lúcia Anacleto Reis, a medida visa a dar mais segurança aos usuários, que teriam sua caixa postal livre de malwares e mensagens não autorizadas. "Com isso, o serviço fará uma pré-classificação dos e-mails e envia ao usuário apenas o que for de seu interesse", diz.
 
A ação também está relacionada ao alto índice de Spams registrados na caixa de e-mails.
O sistema antispam está ativo na instituição há 54 dias. Neste período processou mais de 9.440.000 mensagens: 86% delas foram classificadas como spam ou continham algum tipo de anexo malicioso, potencialmente prejudicial ao usuário.
 
A partir da próxima semana, será liberado o recurso de gerenciamento de quarentena pelo próprio usuário. Com este recurso, o usuário receberá diariamente listas com as mensagens (digest) que chegaram em sua caixa postal e que foram bloqueados pelo antispam.  A partir desta lista, é possível permitir que uma mensagem seja liberada, caso o usuário considere que a mensagem tenha sido classificada como spam indevidamente.
 
As mensagens bloqueadas ficarão na quarentena disponíveis para verificação do usuário por 10 dias, sendo posteriormente excluídas do sistema. O gerenciamento de quarentena está em fase de testes finais e estará disponível ao usuário pelo endereço: www.furb.br/antispam a partir do dia 10/06.
 
Saiba mais:
O que é antispam?
Antispam é um serviço de proteção contra e-mails que possam conter vírus, mensagens maliciosas ou indesejadas.
Qual o benefício do antispam?
O principal benefício é a filtragem de mensagens recebidas antes da entrega às caixas postais dos usuários. As mensagens são analisadas e somente após classificadas são encaminhadas às caixas postais. Este procedimento previne o recebimento de possíveis ameaças, aumentando a segurança e disponibilidade do e-mail.
Como saber se um e-mail foi bloqueado?
Por meio de consulta ao relatório diário chamado Digest, onde constam todos os e-mails enviados a sua conta de e-mail, devidamente classificados pelas regras do antispam. No Digest é possível gerenciar os e-mails recebidos classificando os remetentes como confiáveis ou não confiáveis.
Como gerenciar minha quarentena (lista) de e-mails bloqueados pelo antispam?
Por meio do gerenciador disponível em www.furb.br/antispam é possível administrar individualmente sua quarentena. O recurso estará disponível a partir da próxima terça-feira (10/06).
Como o antispam classifica uma mensagem como spam?
Por meio de tecnologias combinadas de filtragem, análise de conteúdo, estatísticas de volume e investigação de origem.
Quanto tempo o e-mail fica na quarentena?
O e-mail fica na quarentena por 10 dias.
Publicação: 04/06/2014 - 10h25 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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