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14/08/2014 - Discursos familiares nas relações interculturais

A mestranda Viviane Beckert Spiess, do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação da FURB, defende nesta segunda-feira (18-08), às 14 horas, na sala I 304 do Campus I, a dissertação intitulada Discursos sobre o ensino bilíngue em contexto intercultural: as vozes das famílias. O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Maristela Pereira Fritzen.  
 
 A pesquisa teve como objetivo compreender sentidos acerca do ensino bilíngue em contexto intercultural, nas vozes das famílias. A pergunta que norteou esta pesquisa foi: “Que sentidos sobre ensino bilíngue (português/alemão) são construídos pelas famílias?” A pesquisa, de cunho qualitativo-interpretativista com a perspectiva sócio-histórica,  encontra-se apoiada teoricamente na Educação e na Linguística Aplicada, mais especificamente nos estudos sobre educação em contextos sociolinguisticamente complexos, em diálogo com os Estudos do Letramento e os Estudos Culturais.
 
Metodologia
 A geração de dados deu-se em três momentos e com dois instrumentos distintos: no primeiro, através de um questionário sociolinguístico aplicado a famílias de alunos matriculados no quarto ano do ensino fundamental cujos pais optaram pelo ensino bilíngue (português e alemão) para seus filhos; no segundo momento, foi realizada uma entrevista coletiva semiestruturada com esses pais; num terceiro momento, foi realizada uma entrevista semiestruturada com a diretora da escola e a primeira professora do ensino bilíngue nessa escola. Foram ainda gerados diários de campo após cada entrevista. Os sujeitos da pesquisa são, assim, doze famílias que optaram por matricular seus filhos no ensino bilíngue em uma escola pública da rede de ensino do município de Pomerode – SC, além da diretora e professora de alemão dessa escola.
 
Histórico
A escola foi fundada no ano de 1871. Nesse período a língua alemã estava presente no contexto escolar, porém, por força das campanhas de nacionalização do ensino foi retirada. Em 1987, a língua alemã volta para o currículo da rede de ensino de Pomerode, e em 2005 sua oferta é ampliada. Em 2008 é criado o projeto bilíngue e, em 2009, é implementado nessa escola onde as doze famílias acolhidas aqui como sujeitos tiveram a oportunidade de optar pelo ensino bilíngue.
 
Resultados
 Quanto aos resultados, os dados apontam para sentidos de pertencimento à comunidade de prática da língua alemã. Desvelam também sentidos de refração e reflexo, quando os pais enunciam que, por meio do ensino bilíngue, desejam que seus filhos tenham acesso a novas oportunidades, que desenvolvam capacidades que eles não dominam, como a leitura, a escrita e mesmo o uso da língua alemã, refratando a sua experiência com a língua através dos filhos. Os dados ainda sugerem sentidos de futuridade, relacionados à esfera do trabalho, visto que o aprendizado da língua alemã é visto pelos pais como um  diferencial nas relações de trabalho, nas quais os filhos possam ter oportunidade de participar pelo domínio da língua alemã. A implementação dessa política linguística, que se efetivou nesse contexto intercultural, parece ir ao encontro das expectativas das famílias e contribuir para a manutenção da língua de herança na esfera familiar.
 
 
Publicação: 14/08/2014 - 14h27 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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