ARQUIVO DE NOTÍCIAS
24/11/2014 - Seminário discute ilhas de racionalidade na aprendizagem
O Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB, promove nesta segunda-feira (24-11), às 14 horas, na sala S 209, o seminário Ilhas interdisciplinares de racionalidade: conceito de proporcionalidade na compreensão de informações contidas em rótulos alimentícios. O trabalho de pesquisa foi feito pela mestranda do programa Josiane Bernz Siqueira, orientado pela Profa. Dra. Rosinéte Gaertner.
As Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade - IIR é uma metodologia de ensino voltada para a Alfabetização Científica e Tecnológica proposta por Gérard Fourez, que visa a formação de estudantes críticos, autônomos e que saibam negociar perante situações que demandam atuação incisiva na sociedade.
Metodologia
O objetivo principal deste seminário é relatar a aplicação da metodologia em uma turma do 8º ano de uma escola municipal da rede pública de ensino de Gaspar (SC), a partir do contexto Rótulos Alimentícios e a Proporcionalidade. Para isso será apresentada as etapas propostas por Fourez e o seu desenvolvimento em sala de aula, sendo: (Etapa 1) elaboração de um clichê da situação estudada: os estudantes manusearam rótulos de alimentos e identificaram informações que não compreendiam; (Etapa 2) elaboração de um panorama espontâneo: selecionamos as dúvidas mais pertinentes e categorizamos disciplinas e especialistas que poderiam ajudar a responder tais questionamentos; (Etapa 3) consulta aos especialistas: tivemos palestras com engenheiro químico, nutricionista e professor de marketing; (Etapa 4) ida à prática: visitamos uma fábrica de palmito e conhecemos desde a produção até a rotuladeira; (Etapa 5) abertura aprofundada de alguma caixa preta para buscar princípios disciplinares: estudamos conteúdos conceituais de matemática, ciências, artes e filosofia. Caixa preta são conceitos ainda desconhecidos pelos estudantes; (Etapa 6) esquematizando a situação pensada: construímos uma tabela
nutricional; (Etapa 7) abrir algumas caixas pretas sem a ajuda de especialista: pesquisamos algumas informações como: porção e peso líquido na internet; (Etapa 8) elaborar uma síntese da Ilha de Racionalidade produzida: fizemos um bolo de caneca e produzimos os rótulos com imagem, tabela nutricional, validade, fabricação, ingredientes, entre outras informações.
Resultados
Os resultados do trabalho evidenciam que o ensino quando apresentado de forma contextualizada e articulada de maneira interdisciplinar provoca nos estudantes a vontade de construir seu próprio conhecimento, de modo mais sofisticado, promovendo a Alfabetização Científica.
Publicação: 24/11/2014 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação