Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


19/11/2015 - NEAB/Furb faz evento para lembrar Dia da Consciência Negra


O Núcleo de Estudos Afro-brasileiro (NEAB/Furb) promove a partir das 19h desta sexta-feira (20 de novembro) uma roda de conversa para lembrar o Dia Nacional da Consciência Negra. O ato, que será no Auditório da Biblioteca Central, Campus 1, contará com a presença de Luiza Moreira de 110 anos, descendente de escravos (foto acima). Ela é sacerdotisa de umbanda e está à frente do terreiro Vovó Cachambi, em Balneário Camboriú há 96 anos, tornando-se a mais velha religiosa de matrizes africanas em Santa Catarina. 
 
A atividade faz parte de uma das ações do NEAB/FURB de aproximar a comunidade dos acadêmicos e promover a troca de experiências sobre cultura afro-brasileira que é marcada pela oralidade. A mediação da conversa entre a sacerdotisa e os alunos será do professor e escritor José Endoença Martins.
 
O evento é uma promoção do NEAB e faz parte do calendário que marca a Semana da Consciência Negra organizado pelo Cisne Negro de Blumenau. Além da roda de conversa, haverá também uma explanação sobre a independência de Angola com o estudante angolano de Engenharia de Telecomunicação Vagnaide Tchiloya e uma roda de samba com o grupo Confraria do Samba. 
Publicação: 19/11/2015 - 10h03 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

/2015 (alterar)



Painel