ARQUIVO DE NOTÍCIAS
03/10/2016 - Dissertação avalia identidade de marca em processo de compra
O mestrando Leandro Luiz Branco, do Programa de Pós-Graduação em Administração, defende dissertação na próxima sexta-feira, dia 7, a partir das 14 horas, na sala F-204.
“Identidade de Marca em Processos Estratégicos de Compra de Consumidores de Baixa Renda” é o título do trabalho.
São Membros da Banca: Presidente, Prof. Dr. Edson Roberto Scharf – FURB; Titulares: Prof. Dr. Gérson Tontini – FURB e Prof. Dr. Fernando Cesar Lenzi - Univali; Suplente: Prof. Dr. Leomar dos Santos – FURB.
Resumo da dissertação
Este estudo tem como tema principal a Identidade de Marca e pauta-se no posicionamento de Oliveira (2010), segundo o qual uma Identidade de Marca bem construída inspira decisões e estratégias de atuação, e torna suas ofertas coerentes e exclusivas.
Entretanto, pode existir diferença entre a identidade comunicada e a identidade percebida. Desta forma, este estudo busca responder duas questões basilares: a) Qual o nível de entendimento dos consumidores de baixa renda sobre o que as marcas buscam comunicar por meio da sua Identidade de Marca?; e b) Qual a influência do que foi entendido pelos consumidores da base da pirâmide, em relação à Identidade de Marca, na intenção de compra?
Para tanto, procedeu-se a um estudo de caso, exploratório, de corte transversal, survey, de abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 602 consumidores de fios para trabalhos manuais. O questionário foi elaborado a partir dos elementos de Identidade de Marca proposto por Aaker (2007), dos elementos e atributos que a marca analisada busca comunicar e de uma dimensão que busca mensurar a intenção de compra, proposta por Taylor, Baker (1994), Cronin, Brady e Hult (2000). Para análise dos dados, foram utilizadas estatísticas descritivas, teste qui-quadrado (X2) e Modelagem de Equações Estruturais (MEE).
Os resultados indicam pouca diferença em relação ao que foi comunicado e ao que foi entendido pelos consumidores. Além disso, sugerem também que existe diferença em relação à influência dos elementos de Identidade de Marca na decisão de compra dos consumidores de acordo com a região geográfica de residência e com a finalidade de uso.
Quanto menor a renda per capita da região de residência do consumidor, maior a influência do elemento Pessoa na intenção de compra. Consumidores que utilizam os produtos com a finalidade de fonte de renda são mais influenciados pelo elemento Produto; já os consumidores que utilizam os produtos com a finalidade de consumo próprio ou lazer são mais influenciados pelo elemento Pessoa.
Conclui-se que a marca analisada, assim como as demais marcas que intentam trabalhar com consumidores da base da pirâmide no Brasil, deve desenvolver estratégias de acordo com a região geográfica de residência e especialmente de acordo com a finalidade de uso, valorizando principalmente os elementos Produto e Pessoa que compõem a Identidade de Marca.
Publicação: 03/10/2016 - 10h51 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
Outubro/2016 (alterar)
31/10/2016
- Esmeralda conquista mais uma medalha de ouro
- Debate discute perspectivas do radiojornalismo em Blumenau
- Aberta Feira de Matemática em Timbó
- Marchadora de Blumenau é campeã mundial
- Estudo caracteriza unidades de paisagem do rio Itapocu
- Acadêmicos da FURB participam de Simpósio Iberoamericano
- FURB recebe placa de Honra ao Mérito Odontológico
- Eleições DCE: Inscrição de chapas vai até dia 1 de novembro
- FURB sedia encontro brasileiro de primatologia
- CCT prepara 2ª Feira de Inovação e Empreendedorismo
- Curso de Roteiro para Cinema e TV inicia sábado
- Letras busca revelar talentos na literatura
- FURB recebe Exposição Centro Vivo
- Sistemas de Informação recebe Prêmio Elpídio Barbosa
- Feira de matemática socializa pesquisas e resultados
- Outubro Rosa: FURB apoia Desfile Café Rosa
- CineSesc apresenta o filme Hoje nesta quarta
- Bluvolei fica em terceiro no estadual catarinense
- Meninas do vôlei disputam Estadual em Rio do Sul
- Encontro alinha parcerias entre FURB e UFSC
- CAPSI promove primeira Jornada de Direitos Humanos
- Alunas da ETEVI recebem premiação internacional
- Educação Física abre dia 24 a 17ª. Semana Acadêmica
- PROPEX organiza 1º Fórum Integrado de Pós-Graduação
- ETEVI promove ação social para CEI de Blumenau
- Encontro debate dia 20 a reforma no ensino médio
- CineSesc apresenta o filme O Médico Alemão
- Seminário discute ensino religioso em São José
- Evento encerra 1ª Feira de Inovação e projeta segunda edição
- Salão Angelim recebe Exposição “O Peso das Vogais Longas”
- PPGEA abre inscrições para Mestrado e Doutorado
- Bluvolei conquista ouro nos Joguinhos de Santa Catarina
- Egressos de Arquitetura e Urbanismo vencem concurso nacional
- Aluna da Etevi é campeã no Brasileiro de salto com vara
- Taxidermia presente nos desfiles da Oktoberfest
- CREDUC: inscrições podem ser feitas até dia 21 de outubro
- ETEVI conquista Concurso Internacional de Literatura
- Egressos da Publicidade destacam-se na animação de seriado
- Semana de Pedagogia debate educação e infância de 19 a 21/10
- Resultados do IFFSC integram artigo na revista Science
- Futebol: DCE organiza Taça Sidirley de Jesus Barreto
- PPGECIM e da RIEC participam de evento internacional
- Química apresenta trabalhos no Japão e traz evento para 2018
- CISSP faz 1ª Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho
- NIT informa sobre Curso Geral de Propriedade Intelectual
- FURB presente na 33ª Oktoberfest
- Abertas as inscrições para Vestibular de Verão 2017!
- “Eu Levo a FURB no Coração” presta homenagem a servidores
- Alunos de Enfermagem fazem ação em favor do Outubro Rosa
- Professores do Direito fazem curso de formação no sábado
- Trabalho analisa clusterização na indústria de alimentos
- História faz hoje workshop sobre inquisição na Ibero-América
- Parceria conclui curso de Português para haitianos
- FURB sedia Encontro Catarinense em Tecnologia
- FURB inserida no encontro das comunidades de língua alemã
- Coordenador do PROEP participa de evento internacional
- FURB presente em feira nacional de matemática
- FURB sedia Curso de Roteiro para Cinema e TV
- Deschamps eleito presidente do Conselho Nacional de Educação
- Dissertação investiga a marca em contexto de vulnerabilidade