Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


06/09/2018 - Tese avalia influências na tomada de decisão em auditoria

Avaliar a inter-relação e a influência conjunta dos fatores confiança (pessoal), pressão de tempo (ambiental) e complexidade (de tarefa) no julgamento e tomada de decisão em auditoria. Este foi o foco da tese de doutorado do acadêmico Cleston Alexandre dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, na área de Concentração: Controladoria.

A amostra final foi composta por 126 auditores independentes. O experimento foi realizado entre os meses de julho e novembro de 2017.

Os resultados indicam que um maior nível de confiança aumenta a propensão do auditor realizar o ajuste contábil e que a pressão de tempo e a complexidade diminuem a propensão do auditor realizar o ajuste proposto. Esses achados permitem inferir que os fatores confiança, pressão de tempo e complexidade, individualmente, influenciam no julgamento e tomada de decisão. O estudo contribuí para a Teoria da Decisão Comportamental, na perspectiva de que investigações caminhem para compreender as inter-relações entre os fatores pessoal, ambiental e de tarefa, bem como a influência conjunta dos fatores no JTD.

Para saber mais detalhes dos resultados da pesquisa, basta assistir à defesa, agendada para esta segunda-feira, dia 10 de setembro.
 
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – Doutorado em Ciências Contábeis e Administração
Tese
: “Influência dos fatores confiança, pressão de tempo e complexidade no julgamento e tomada de decisão em auditoria”
Doutorando: Cleston Alexandre dos Santos
Orientador: Paulo Roberto da Cunha
Defesa: dia 10 de setembro (segunda-feira), às 10h, na Sala F-206, Campus 1 da FURB
Publicação: 06/09/2018 - 09h01 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

/2018 (alterar)



Painel