Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


22/04 - FURB garante rede Eduroam de acesso sem fio à internet


A partir de agora, quando um estudante ou servidor da FURB estiver visitando outras instituições do Brasil ou exterior que participam da rede Education Roaming (Eduroam), tem a garantia de internet sem fio (wi-fi), sem necessidade de novos vínculos. O acesso vale também para os visitantes que chegam à FURB e fazem parte do sistema.
 
A rede sem fio é um benefício para estudantes de graduação, pós graduação (especialização, mestrado e doutorado) alunos da ETEVI, professores e pesquisadores da FURB dentro de qualquer campus universitário, sem pedido prévio de permissão ou nova senha. O acesso é por meio da rede adicional “Eduroam”. A novidade é uma iniciativa da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) da FURB que fez adequações para garantir alguns requisitos técnicos da Education Roaming.
 
O acesso é desburocratizado, pois usuário e senha são os mesmos da instituição de origem. Ou seja, ao visitar qualquer instituição conveniada, basta buscar “Eduroam” e informar senha de acesso aos serviços da FURB: AVA, biblioteca, portais e outros. O sistema fará o ‘reconhecimento’ do vínculo com a instituição base e dará a permissão de uso. Professores e alunos visitantes de outra instituição que estejam na FURB para algum evento, por exemplo, tem a mesma oportunidade. “Este é um caminho para interligar instituições de ensino e tornar mais fácil o acesso à internet. E este sistema de acesso vale tanto para instituições nacionais quanto internacionais participantes do serviço Eduroam”, reforça Flaviano José Angeli, da DTI da FURB.

Lançada no Brasil em 2012, a iniciativa internacional já possui mais de 2,3 mil pontos de acesso e reúne instituições de aproximadamente 90 países, com diversos usuários que trocam experiências e conhecimento de forma simples, rápida e segura a partir da Internet. Também é possível encontrar a Eduroam em centros de pesquisa, praças públicas, aeroportos e até cafeterias. Para quem for viajar, é possível planejar o pacote de usos da internet a partir do mapa Eduroam, com todos os pontos de acesso no mundo. Veja no link (acesse aqui).
Publicação: 22/04/2019 - 17h37 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): Divulgação


Painel