Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


15/08/2019 - FURB e Timbó firmam parceria para revisão do Plano Diretor


Revisar e atualizar o Plano Diretor da cidade de Timbó. Foi para esta finalidade que a FURB e a prefeitura de Timbó firmaram convênio nesta quinta-feira, 15 de agosto. O trabalho será realizado pela Universidade Regional de Blumenau, por meio do Instituto FURB. Estiveram presentes à assinatura a reitora, Marcia Sardá Espíndola, o prefeito de Timbó, Jorge Kruger, a professora de Arquitetura e Urbanismo da FURB, Carla Cíntia Back e secretários municipais.
 
Segundo o Estatuto das Cidades, do Governo Federal, cada município brasileiro deve ter o seu Plano Diretor próprio, que é o conjunto de leis para nortear o crescimento dos municípios de forma organizada e sustentável. O Plano Diretor precisa passar por uma revisão e atualização a cada dez anos.
 
Para esse trabalho, a FURB designou dois arquitetos, um advogado, além de um bolsista do curso de Arquitetura e Urbanismo. Em questões pontuais, profissionais e alunos de cursos como Psicologia, Serviço Social e Engenharia Florestal também vão atuar durante a revisão e atualização. “Como a FURB vai ser parceira junto à equipe técnica do município, trabalhando também com a participação da população, a gente vai discutir essas alterações, as necessidades, o que precisa melhorar nas leis do Plano Diretor de Timbó”, comentou Carla Back. O trabalho inicia nos próximos dias e tem duração de um ano e, por se tratar de um conjunto de leis, precisa ser aprovado pela Câmara de Vereadores, no fim do projeto. 
 
O prefeito de Timbó ressaltou a parceria com a FURB para mais um trabalho em conjunto. “A FURB é uma instituição muito respeitada. Sem dúvida nenhuma, com sua expertise, seus profissionais vão poder ajudar muito Timbó a crescer e se desenvolver de uma forma assertiva”, declarou Jorge Kruger.
 
A reitora enfatizou as parcerias com os municípios da região para a realização de inúmeros projetos, como é o caso deste serviço de consultoria para revisão e atualização do Plano Diretor. “Reforçando aos municípios o quanto a FURB pode colaborar na sua gestão. Por ser pública, quando contratam a FURB, as prefeituras podem fazer parcerias, convênios diretos, sem licitação. É menos burocrático. Isso tem facilitado bastante a assinatura destes contratos, além da qualidade dos serviços prestados pela Universidade. Quando vem com ‘selo FURB’, tem muita credibilidade perante à comunidade”, comentou a reitora Marcia Sardá Espindola. 
Publicação: 15/08/2019 - 16h40 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo - Giorgio Guedin | Foto(s): CMC - Thiago Gomes


Painel