Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


20/08/2019 - SGA lança campanha para redução de lixo na Universidade


Imagine que se uma pessoa faz uso de dois copos plásticos por dia, no fim de um ano serão 730 copos descartados, cada um com tempo de decomposição de, em média, 400 anos. Agora multiplique pela quantidade de alunos e servidores que frequentam a Universidade Regional de Blumenau todos os dias.
 
Essa proporção assustou o Sistema de Gestão Ambiental da FURB (SGA) que decidiu promover uma campanha para diminuir a produção de lixo e o consumo de materiais descartáveis na Universidade. O objetivo é que os estudantes e servidores comecem a substituir os copos, talheres e canudos plásticos por objetos de outros materiais, como o bambu e o metal.
 
A ideia está sendo espalhada pelo ambiente universitário em folders eletrônicos, enviados para todos os servidores da Universidade e postagens nos meios digitais, como o Facebook.
Para Flávia Keller Alves, coordenadora do SGA, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos prevê como primeira ação da gestão de resíduos a não geração do lixo e, com a campanha, “vamos buscar minimizar o nosso impacto ambiental”.
 
Lixo zero
 
Uma opção para contribuir com o meio ambiente e evitar a produção de lixo são os chamados “kits lixo zero” formados, no geral, por talheres de madeira, guardanapos de pano, canudos de inox e um copo de silicone. O kit custa em média R$100 e pode ser encontrado em feiras de variedades ou em comércios colaborativos.
 
O Sistema de Gestão Ambiental da FURB já foi modelo para outras instituições de ensino superior na área de gestão de resíduos sólidos. Hoje a equipe busca retomar o posto através da conscientização de boas práticas institucionais que sejam espalhadas entre toda a comunidade acadêmica, em um efeito multiplicador. Flávia lembra que a não geração de resíduos e a separação correta do lixo “devem se tornar hábito de todos nós”.
Publicação: 20/08/2019 - 13h21 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC


Painel