Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


20/09/2019 - Engenharia Florestal realiza mostra técnico-científica


Dia 21 de setembro é o Dia da Árvore. Para comemorar a data o curso de Engenharia Florestal da Universidade Regional de Blumenau (FURB) realiza uma exposição técnico-científica no Norte Shopping, em Blumenau.  
 
No evento, o público poderá conhecer mais sobre as florestas catarinenses, receber orientações e conversar com professores e alunos sobre os temas que cercam a importância da produção de florestas plantadas e a conservação das florestas nativas. Haverá ainda distribuição gratuita de mudas florestais. “A exposição técnico-científica de popularização da ciência envolverá 41 alunos, professores, mestrandos e profissionais vinculados à graduação em Engenharia Florestal da FURB”, destaca o professor Rubens Marschalek, coordenador da atividade. Ele observa ainda a parceria com o estabelecimento comercial, onde já foram realizadas exposições como esta nos anos de 2016 e 2017. “O Norte Shopping não poupou esforços para apoiar o evento”, agradece o professor.
 
Entre as atividades previstas, diferentes espécies de insetos, como o bicho-pau, poderão ser observadas em detalhes com uma lupa eletrônica (espécie de microscópio). Também será possível contar os anéis do tronco de árvores para descobrir a sua idade. Temas como a importância da conservação ambiental serão apresentados de forma lúdica para as crianças, que poderão brincar com quebra-cabeças e jogo da memória. “Queremos ressaltar a importância do meio ambiente, e especialmente o papel das árvores como fornecedoras de importante matéria-prima, vital para nossas vidas”, destaca Marschalek.
 
Quem visitar a exposição também poderá saber mais sobre o Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina, trabalho reconhecido internacionalmente e que dispõe de uma cartilha para crianças. “As pessoas poderão ver fotos de áreas rurais em 3D, descobrir a textura e a densidade de diversas madeiras nativas, aprender sobre o plantio de árvores, conhecer técnicas de biotecnologia e entender o que são transgênicos. Essas são algumas atividades que desenvolvemos com a finalidade de levar o conhecimento, ou seja, popularizar a ciência florestal para despertar a curiosidade e motivar as pessoas a conhecer melhor temas ambientais da atualidade”, explica o professor.
 
O Norte Shopping fica na BR-470, 3000, Salto Norte e a exposição pode ser visitada no sábado, 21 de setembro, das 10h às 21 horas. 
Publicação: 20/09/2019 - 12h05 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC


Painel