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23/03/2015 - Dissertação aborda formação de professores na Finlândia
A mestranda Thyara Antonielle Demarchi, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, defenderá a sua dissertação na próxima sexta-feira, dia 27, a partir das 13h30min, na sala I-305 (Campus 1).
O trabalho, orientado pela professora Dra. Rita Buzzi Rausch, tem como título “Reflexões sobre os princípios que norteiam a formação inicial de professores nas Universidades de Helsinque e Jyväskylä - Finlândia”. Integram, ainda, a Banca Examinadora, os professores Drs. Marli Eliza Dalmazo Afonso de Andre (PUC/SP); Márcia Regina Selpa Heinzle (FURB) e Adolfo Ramos Lamar (FURB).
Resumo da dissertação
A dissertação é vinculada à linha de pesquisa Processos de Ensinar e Aprender e ao grupo de pesquisa “Formação e Atuação Docente. O objetivo geral foi compreender os princípios que norteiam a formação inicial de professores na Finlândia especialmente nas Universidades de Helsinque e Jyväskylä. De acordo com este objetivo, a mestranda realizou uma pesquisa qualitativa, apresentando características do estudo de caso, em que foram adotados como instrumentos de geração de dados a realização de entrevistas e observações de aulas. Analisou também documentos institucionais de ambas as instituições, bem como documentos oficiais finlandeses.
Os participantes da pesquisa foram oito docentes formadores de professores para Educação Primária (quatro de cada universidade). Os dados foram analisados por meio da técnica da Análise de Conteúdo. Teoricamente a pesquisa foi sustentada nas ideias de: Marcelo García (1995, 2012); Alarcão (1996); Schön (2000); André (2006 e 2001); Lüdke (2009 e 2004); Zabalza (2004); Contreras (2002); Flores (2010), Pereira (2011), Mizukami (2002), Nóvoa (1992, 2007, 2012), entre outros.
Na análise, a mestranda organizou os dados em cinco categorias definidas à posteriori e que evidenciaram os principais princípios da formação de professores nas duas Universidades investigadas: Pesquisa; Autonomia; Relação teoria e prática, Reflexão e Cooperação. Os resultados da análise evidenciaram a presença destes princípios nas perspectivas educacionais e ações dos docentes e discentes, presentes nos dizeres dos professores, nas observações das aulas e nos documentos que orientam a proposta de formação de professores no País.
A mestranda constatou que a formação de professores na Finlândia possui algumas características fundamentais para a profissão docente, como: a base na pesquisa e na investigação delineada de maneira reflexiva; a tomada de decisões de maneira autônoma, tendo por base valores de responsabilidade social; a relação teoria e prática que foi enfatizada em todos os momentos da formação de professores e delineada como um princípio essencial para o desenvolvimento profissional e pessoal dos professores.
A pesquisa evidencia também a autonomia entrelaçada pela cooperação entre os sujeitos envolvidos em todos os processos da educação, aspectos estes construídos com base na cultura e história do País e que são considerados essenciais e resultantes da atual valorização dos professores no País. A cooperação foi evidenciada na relação entre os professores formadores, entre estudantes e, entre os municípios, universidades e escolas de Educação Básica.
O trabalho destaca, portanto, que os resultados auxiliaram na compreensão de diversas possibilidades implícitas destes princípios na formação inicial de professores finlandeses. Estas inferências possibilitaram refletir sobre o processo de formação inicial e, principalmente, sobre as discussões atuais em torno da formação de professores em diferentes contextos.
--- Vale ressaltar que esta pesquisa não teve o intuito de comparar os processos de formação de professores no Brasil e na Finlândia, mas, possibilitou reflexões sobre possíveis avanços no contexto brasileiro. Entendemos, portanto, que estas discussões possam auxiliar professores formadores, licenciados e professores que atuam na Educação Básica no Brasil, com o intuito de perceber diferentes perspectivas atreladas a estes princípios, para que ressignifiquem, transformem e construam novos conhecimentos para suas próprias práticas. Os resultados também possibilitam repensar as Políticas Públicas da formação de professores no nosso País”, afirma a mestranda.
Publicação: 23/03/2015 - 10h20 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Arquivo pessoal de Thyara Antonielle Demarchi
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