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26/06/2015 - Dissertação analisa compreensões de alunos e professores

A mestranda Karline Beber Branco, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, apresenta dissertação nesta terça-feira, dia 30, às 14 horas, na sala I-205.
 
O trabalho tem como título “Compreensões de estudantes e professores do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino de Brusque (SC) sobre os saberes escolares”.
A Banca Examinadora é formada pelo orientador/presidente professor Dr. Edson Schroeder (FURB) e as professoras Dras. Márcia de Souza Hobold (Univille); Marcia Regina Selpa Heinzle (FURB) e Rita de Cássia Marchi (FURB).
 
Resumo da dissertação
 
Este trabalho relata uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública, sobre a importância e o sentido de aprender os saberes escolares para estudantes e professores do ensino médio.
 
Vinculada à linha de pesquisa Processos de Ensinar e Aprender, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Regional de Blumenau (PPGE/FURB), a mobilização da pesquisadora em direção a esta pesquisa se deu em virtude da inquietação referente ao complexo que envolver o ensinar e aprender os saberes escolares no ensino médio.
 
A trajetória de dez anos como professora de adolescentes contribuiu para que esta pesquisadora buscasse respostas para o que faz a mobilização diante dos saberes escolares acontecer, e, desse modo, após o ingresso no Mestrado em Educação veio ao encontro de leituras e discussões sobre essa problemática.
 
Para refletir sobre essa questão, recorre-se às premissas e conceitos da perspectiva histórico-cultural e do conceito teórico de Bernard Charlot (2000) que descarta o fracasso escolar como objeto de pesquisa e traz a relação com o saber como meio de compreender sujeitos em escolarização.
 
Deseja-se levantar a discussão concentrada nas vozes do professor e do estudante, com foco nas relações que esses sujeitos estabelecem com o saberes escolares circunscritos às áreas de conhecimento em química e sociologia, no contexto de sala de aula.
 
A investigação inicia-se buscando compreender como professores e estudantes do ensino médio, dentro do mesmo contexto escolar, relacionam-se com os saberes escolares que ensinam e aprendem. De forma semelhante, essa problemática já inspirou o interesse de outros pesquisadores, no entanto, em outros contextos, com outros sujeitos, ou seja, em outras realidades.
 
Para conferir relevância à pesquisa, observa-se que a educação escolar brasileira tem merecido, por parte do poder público, atenção redobrada, que se justifica pela intenção de algumas reformas com o intuito de adequar os sistemas educativos aos desafios contemporâneos.
 
Com base nesse levantamento, elaborou-se a pergunta inspiradora da pesquisa: Quais são as compreensões que estudantes e professores do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino de Brusque (SC) têm sobre os saberes escolares de Sociologia e Química?
 
Os resultados dessa pesquisa, alcançados por meio da análise de conteúdo, identificaram três categorias intimamente ligadas ao conceito de sentido: o saber como instrumento de interlocução com o mundo, como constituidor da identidade e como influência recíproca entre professor e estudante na construção da relação com os saberes escolares. 
 
Publicação: 26/06/2015 - 11h50 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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