Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


10/03/2020 - Iniciativas visam proteger mulheres da violência


Na manhã desta terça-feira, 10 de março, aconteceu na FURB uma roda de conversa sobre a Lei Maria da Penha, realizada pelo Comitê da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual, Doméstica, Familiar ou Institucional. O comitê, criado em 2012, é aberto à participação das pessoas que desenvolvem atividades ou que tenham afinidades em relação ao tema violência. É composto por cerca de 30 organizações governamentais e não governamentais do município de Blumenau.
 
O objetivo da mesa redonda foi discutir, no ambiente universitário, a Lei Maria da Penha em relação às questões judiciais, que envolvem órgãos públicos, assim como em relação às questões dos serviços públicos acessíveis às mulheres vítimas de violência. A mesa contou com a participação do juizado, da promotoria da segunda vara criminal, da delegacia da mulher e dos representantes da Rede Catarina de Proteção à Mulher.
 
“Março é o mês no qual trabalhamos a questão da violência contra a mulher, então vários eventos estão acontecendo pela cidade de Blumenau. A gente trouxe esse debate para a Universidade por ser este um espaço pedagógico, é preciso que a violência contra a mulher seja debatida para que haja uma mudança”, disse Teresinha Nogueira, assistente social e coordenadora do comitê.
 
Além da conversa, o comitê está promovendo, até o final desta semana, uma exposição na FURB, no Bloco I, em frente à Livraria Universitária, com camisetas que trazem frases indicando a violência. As artes visam chamar a atenção quanto à violência contra a mulher e buscar seu enfrentamento.
 
“Estamos fazendo esta exposição com frases comumente faladas e o que elas representam no hall da violência. Essa aproximação com a Universidade é essencial para nós, no intuito de aproximar a rede e qualificar as pessoas para, realmente, fazermos a diferença”, pontou Teresinha.
 
DCE Mulher
 
Ainda na semana passada, no dia 4 de março, o DCE da FURB realizou o evento 'Somos Elas', com a participação de mulheres empreendedoras de sucesso. O DCE reuniu a  Reitora da FURB, Professora Márcia Sardá Espíndola; a presidente da subseção OAB Blumenau, Maria Terezinha Erbs; a coronel da reserva da Polícia Militar de Santa Carina, Claudete Lehmkuhl e a presidente da empresa AMcom (reconhecida pela plataforma LinkedIn como a melhor empresa no recrutamento e seleção de seus profissionais, na categoria Best Talent Acquisition Team, para empresas com até 500 funcionários). A mediação foi da apresentadora Cinthia Canziani.  
 
O evento teve como objetivo uma conversa informal com as convidadas, mas marcou também o lançamento do DCE Mulher. Entre as ações previstas está um espaço exclusivo no site do Diretório para receber demandas psicológicas ou jurídicas das estudantes,  com garantia de sigilo.  “O DCE Mulher é a representatividade das nossas acadêmicas, mas não só isso, vamos promover eventos como este, ao longo do ano, sempre abrangendo temas ligados à realidade das mulheres”, destaca Carlos Sansão, representando o DCE. 
 
 
 
 
Publicação: 10/03/2020 - 14h41 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC/ Marco Aurélio Junior


Painel