Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


08/04/2022 - Estudantes produzem série sobre Fritz Müller


Em celebração aos 200 anos de Fritz Müller, estudantes de jornalismo da Universidade Regional de Blumenau (FURB) realizaram uma série de vídeos contando a história do pesquisador.
 
Orientada pelo professor James Dadam, na disciplina Jornalismo Científico, a série contará com nove vídeos postados semanalmente no Instagram (@nossotal), e YouTube do TAL, jornal digital do curso de jornalismo. “A proposta é mostrar como o Jornalismo Científico pode ser apresentado de uma maneira objetiva e de fácil entendimento para todas as pessoas”, diz o professor.
 
Fritz Müller
 
Johann Friedrich Theodor Müller foi um importante naturalista alemão do século XIX. Veio para o Brasil em 1852 e viveu nas cidades de Blumenau e Florianópolis, na época ainda chamada de Desterro. O Príncipe dos Observadores, como era chamado por Darwin, realizou 253 estudos científicos no Brasil e era tão reconhecido na comunidade científica da época, que o próprio Charles Darwin trocava cartas com Müller sobre os estudos da Teoria da Evolução das Espécies.
 
Fritz veio para o Brasil como um dos principais pesquisadores na área biológica, com contribuições científicas principalmente no estudo de invertebrados e da flora catarinense.
Outros de seus grandes trabalhos tratam tanto sobre a flora, principalmente as bromélias e seus reservatórios de água que abrigavam diferentes insetos e animais, quanto da fauna de Santa Catarina. Em relação à fauna, realizou estudos com crustáceos, com espécies de insetos sociais, como as formigas, abelhas, vespas e cupins e, também, com borboletas.
 
O primeiro vídeo está publicado. Acesse aqui
Publicação: 08/04/2022 - 13h41 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC


Painel