Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


06/05/2019 - FURB expõe potencial a 1500 pessoas no parque


Os universitários da FURB levaram seus conhecimentos para a praça pública, neste domingo, 5 de maio. Foi um dia diferente para quem passou pelo Parque Ramiro Ruediger, o mais famoso de Blumenau. Em comemoração aos 55 anos da Universidade Regional de Blumenau, o evento “FURB no Parque” reuniu arte, esporte, ciência, informação, saúde, serviços e um pouco do que acontece em mais de 30 cursos de graduação. 
 
O evento que promoveu a interação com a comunidade, teve cerca de 1 500 pessoas, entre 9 e 15h. Cedinho os estudantes, servidores e professores  estavam preparados para receber a população que costuma exercitar-se e relaxar pelos espaços públicos do Parque Ramiro Ruediger em dia de domingo. 
 
Uma oportunidade também para revelar dons artísticos. Lara Simioni, aluna do curso de Artes Visuais, estava desenhando um belo retrato e conta que entre os passantes houve quem desconhecesse a existência do curso de Artes em Blumenau.
 
Não faltaram atividades para as crianças, como as desenvolvidas pelo curso de Design. Saíam  com as mãos coloridas das tintas usadas na oficina de stencil, uma técnica de pintura. A coordenadora do curso, Valéria Ilsa Rosa, estimulou a difusão dos saberes universitários aos pequenos, compartilhando lições que se aprendem na Universidade.
 
Dezenas de  serviços e atendimentos gratuitos foram feitos, inclusive na área da saúde. A professora de Enfermagem, Carmen Lilian Baptista, coordenou alunos da nona fase do curso a observarem a pressão arterial e a medição de glicemia capilar. Com uma gota de sangue tirada na hora com uma picadinha no dedo, verificavam o nível de açúcar no sangue.
 
Os esportes também entraram em campo. Vários atletas e estudantes mostraram as modalidades esportivas apoiadas pela FURB. “Esse espaço do parque já é muito utilizado pelo curso de Educação Física. Mas este momento único que centraliza a universidade e ainda comemorando os 55 anos é fundamental. Estamos em colaboração com outros cursos, mostrando para a comunidade tudo aquilo que a gente pode fazer e promove e o quanto que a Educação Física pode promover saúde também junto com a comunidade”, comentou a coordenadora do curso de Educação Física, Ana Cláudia Hopf.
 
Em cada tenda da FURB, que tornou mais azul o Parque Ramiro no domingo, os cursos expuseram o que é aprendido na Universidade, com interação junto ao público e descontração.
 
Os acadêmicos de Ciências Biológicas explicaram os trabalhos com anfíbios e serpentes. “O objetivo foi de mostrar as cores, permitir que as pessoas toquem, sintam a textura, escutem os sons que os animais fazem, para tentar aproximar mais as pessoas desses animais e tornar elas um pouco mais amigáveis, evitando assim os problemas que os animais sofrem pelo contato com os humanos” explicou Esteban Diego Kock, aluno de Ciências Biológicas.
 
As acadêmicas Rayssa Nauara Stuhlert e Bruna de Brito Rosa apresentaram na tenda da Farmácia algumas plantas e seus benefícios medicinais. Além dos chás termogênicos e calmantes, quem passava pelo estande pode ver a cebola de um jeito diferente, através do microscópio. Bruna diz que “é bem interessante, acho que foi uma ideia bem legal trazer para cá porque muita gente não tem noção de como usar”.
 
A reitora da FURB, Marcia Sardá Espindola, conferiu de perto todos os estandes. “Queríamos que dentro das comemorações dos 55 anos da FURB tivéssemos um momento com a comunidade. E aqui trouxemos nosso potencial, nossas pesquisas, nossos estudantes e o que é desenvolvido nos cursos”, destacou. O vice-reitor João Gurgel pontuou que o que se viu no parque  Ramiro nesse domingo é “o cotidiano da FURB. Essa é a nossa FURB”, celebrou.

A FURB TV acompanhou o dia no Parque Ramiro. Veja no vídeo abaixo.
Publicação: 06/05/2019 - 11h00 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CCM/Coordenações de cursos

Maio/2019 (alterar)



Painel