Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


11/04/2022 - Estudantes realizam nova manifestação nesta terça, 12


O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) realiza uma nova manifestação pró-federalização nesta terça, dia 12 de abril, às 17h45, em frente à Biblioteca Universitária, no campus 1 da FURB.
 
Na segunda-feira, 4 de abril, um grupo de estudantes, acompanhados pela reitora Marcia Sardá Espindola e representantes da prefeitura de Blumenau estiveram com o senador Jorginho Mello, em Florianópolis, para falar sobre o assunto. Após a reunião, Mello seguiu para Brasília, onde conversou sobre Projeto de Lei (PL 3774/21) de sua autoria que prevê a criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí a partir da estrutura da FURB, com o Secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas de Souza e com o ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, nomeado em 30 de março e que ocupava o cargo de secretário-executivo da pasta. Segundo o senador, o projeto está avançando.
 
“Todos os estudantes, professores e técnicos da FURB estão convidados a participar da manifestação pacífica em apoio à federalização da Universidade”, convida o DCE.
 
Entre as vantagens de ter uma nova universidade federal no Vale está a possibilidade de um incremento de R$ 400 milhões/ano, que passariam a circular na economia local. Também, com o incremento do orçamento público, vem a criação de 2.500 novas vagas de emprego (segundo a base do SIGAD, com dados do IBGE e Ministério da Economia). A atração e manutenção de mão de obra qualificada para a região e oportunidade de 15 mil pessoas acessarem o ensino superior gratuito, de qualidade, em 50 cursos diferentes, em uma instituição pública e gratuita de qualidade com estrutura completa para ensino, pesquisa e extensão. (Fonte: Comitê de Federalização da FURB)
 
Apoio à federalização 
 
Manifestaram apoio à federalização por meio de cartas e ofícios, a Associação Empresarial de Blumenau (Acib); Associação Médica de Blumenau (AMBL); Associação de Micro e Pequenas Empresas (AMPE); Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE); Associação dos Professores da FURB (APROF); Associação dos Servidores da FURB (ASEF); Associação de Imprensa do Vale do Itajaí (Assimvi); Associação dos Economistas de Blumenau; Câmara de Vereadores de Blumenau; Câmara de Vereadores de Gaspar; CDL Blumenau; Conselho de Educação de Blumenau; Conselho Regional de Economia (Corecon/SC); Conselho Regional de Enfermagem (COREN); Conselho Regional de Administração (CRA); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC); Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (CREF 3); Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito 10); Diretório Acadêmico Clóvis Bevilaqua (Daclobe); Centro Acadêmico de Medicina; Diretório Central dos Estudantes (DCE/FURB); Fórum dos Trabalhadores; Intersindical; OAB Blumenau; Sindicato dos Servidores Públicos do Ensino Superior de Blumenau ( Sinsepes); União Blumenauense das Associações de Moradores (Uniblam). 
 
Deputados catarinenses, Ismael dos Santos, Ivan Naatz, Laércio Schuster e Ricardo Alba também manifestaram apoio ao movimento. Cartas de apoio também foram encaminhadas pelos prefeitos Arão Josino da Silva, de Ascurra; Kleber Wan-Dall, de Gaspar; Valmir Zirke, de Guabiruba; André Moser, de Indaial; Ércio Kriek, de Pomerode; Valcir Ferrari, de Rodeio e Jorge Stolf, de Rio dos Cedros. 
Publicação: 11/04/2022 - 17h24 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC


Painel