Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS REALIZADOS


30/10 a 03/11/2015 - Missão de Trabalho no Laboratório Nacional de Energia e Geologia de Portugal-LNEG

No período de 30 de outubro a 3 de novembro do corrente, os mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Química-PPGQ da FURB, Maria Daniela Dela Justina e Roberto Manoel da Costa Lins, participaram de uma missão de trabalho no Laboratório Nacional de Energia e Geologia de Portugal-LNEG. As atividades foram conduzidas naquela instituição sob a supervisão do pesquisador Dr. Rafal Bogel-Lukasik, tendo ainda a participação dos doutorandos Ana Rita C. Morais e André Miguel da Costa Lopes daquela instituição. Os recursos financeiros envolvidos foram integralmente proveniente dos projetos CNPq PROETHANOL 2G/Coordenado pelo Prof. Jurgen Andreaus e CAPES PVE-Coordenado pelo Prof. Ricardo Andrade Rebelo, ambos lotados no Departamento de Química-CCEN.
Abaixo, breve descrição das atividades conduzidas:
 
1. Maria Daniela Dela Justina e Ana Rita C. Morais
O objetivo do trabalho realizado em Portugal no Laboratório de Energia e Geologia, I.P é a despolimerização da hemicelulose presente na biomassa lignocelulósica em pentoses liberadas e posterior desidratação das mesmas para a produção de furfural. Estão sendo avaliados os parâmetros de reação, tais como temperatura, tempo e composição do meio reativo, ou seja, volumes de solventes utilizados (THF e MIBK) tal como a pressão de CO2 usada para o processo. O dióxido de carbono na presença da água cria in-situ o ácido carbônico que como é instável dissocia acidificando o meio reativo. As vantagens do processo é uso do catalisador mais amigável do ambiente por que está criando in-situ e não precisa ser neutralizado depois da reação. Outra vantagem é uso de sistema bifásico, com THF e MIBK como co-solventes. A utilização do MIBK facilita e elimina as limitações da transferência de massa e assim permite extrair o furfural produzido durante o processo aumentando o rendimento de furfural e a seletividade da reação diminuindo a produção produtos indesejados tipo huminas e/ou produtos de degradação de furfural.
 
2. Roberto Manoel da Costa Lins e André Miguel da Costa Lopes
A utilização de líquidos iônicos (LIs) para o pré-tratamento e hidrólise de biomassa lignocelulósica é um dos processos mais inovadores na implementação das “biorrefinarias verdes”. Estudos anteriores avaliaram o potencial e a seletividade do pré-tratamento e hidrólise de alguns LIs frente diferentes tipos de materiais lignocelulósicos. Os LIs como hidrogênio sulfato de 1-etil-3-metilimidazólio ([emim][HSO4]) e o seu homólogo hidrogênio sulfato de 1-butil-3-metilimidazólio ([bmim][HSO4]) são altamente seletivos para o processo integrado, ou seja, pré-tratamento e hidrólise da fração hemicelulósica, resultando na obtenção dos açúcares livres xilose e arabinose (pentoses, principais monômeros da hemicelulose). Os açucares, por sua vez, estão sujeitos a sucessivas conversões químicas e podem gerar outros produtos de valor agregado e/ou “building blocks” como o furfural. Para o desenvolvimento deste trabalho, o pré-tratamento e a hidrólise da palha de trigo, utilizando o [emim][HSO4] foram estudados. O planejamento experimental Doehlert para três variáveis (temperatura, tempo da reação e razão água/LI) foi utilizado com o intuito de obter as condições ótimas para a produção seletiva dos mencionados açucares de hemicelulose. O teor de água no meio reacional é uma das novas e importantes variáveis, uma vez que o equilíbrio da reação de conversão de açucares em furfural depende da presença da água.
 
Atividade cultural
“No tempo livre tivemos a oportunidade de visitar as mais bonitas cidades portuguesas. Destaque para Fátima, Porto, Sintra e Cascais, além de passear pelos belíssimos cartões postais de Lisboa, como a Torre de Belém e o Castelo de São Jorge. Na culinária, o prazer de apreciar saborosos pratos típicos como o pastel de Belém e pastel de Belém, bacalhau espiritual, pastel de bacalhau, pães portugueses, baba de camelo e inúmeras receitas a base de peixes. Tudo espetacular!” 

Data: 30/10 a 03/11
Local: - Mapa
Informações: PPGQ
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação

Outubro/2015 (alterar)



Painel