Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS


20/11 a 15/12 - Exposição “Traços – aqueles que nutrem deixam rastros” – Desenhos de Alexandre Venera

"Traços ­- aqueles que nutrem deixam rastros" apresenta cerca de 30 desenhos digitalizados e ampliados que foram criados originalmente em papel (feitos a lápis, nanquim, bico de pena, "canetinha" e esferográfica), produzidos ao longo da década de 1980. Muitos destes ainda inéditos, outros publicados no Jornal de Santa Catarina na ­ sessão "RHUMOR", então coordenada por Clovis Stocker. Em 2018, nas comemorações dos 50 anos da Biblioteca Universitária Professor Martinho Cardoso da Veiga, o artista - que já expôs seus trabalhos várias vezes na universidade-, traz esta mostra como homenagem ao emblemático ponto de convergência cultural que é o espaço do Salão Angelim, no Campus 1 da FURB. A exposição conta com a curadoria de Claudio Peruzo, assistência de Ruan Rosa e texto crítico de Rafaela Bell.
 
Alexandre Venera é artista multimídia, poeta e programador visual. Há quase 20 anos tem se dedicado à esfera da arte digital através de poesias, instalações multimídia interativas, VJ (vídeo jocker) e performances em tempo real. Venera foi coordenador de eventos artísticos e culturais do Teatro Carlos Gomes (Blumenau - SC) e a partir de 1984, por mais de 15 anos, atuou como coordenador e professor do NuTE ­ Núcleo de Teatro e Escola. Nesse período publicou revistas, livros e artigos (uma coluna semanal "o Teatro" no Jornal de Santa Catarina) e recebeu diversos prêmios como diretor, cenógrafo, sonoplasta, dramaturgo. Dentre seus trabalhos e exposições individuais estão "8/80 Pixels", "Chamalotes", "A árvore não tem escolha" e o Livro "aCaRamBoLa poesia" (edição para internet). Através do Coletivo opiopticA teve diversos projetos de Incentivo à Cultura aprovados em Santa Catarina, em âmbito Municipal com 9 projetos multimídia apoiados onde destaca-se o CD "6x JT/AV" de poesia visual e sonora, e a nível estadual no "Edital Elisabete Anderle" com a exposição itinerante "eletriXidade". Muitos de seus trabalhos multimídia, como "PanPaz imagine" com Clemente Padin (Uruguai) e "Mantrash" com Rosane Magaly Martins (SC) são fruto de parcerias com outros artistas, como Jorge Luiz Antonio (SP), Muriel Frega (Argentina), Reiner Strasser (Alemanha), entre outros. Tem obras e citações em artigos, monografias e referências especiais, como nos livros "Poesia Digital ­ teoria, história, antologias" de Jorge Luiz Antonio; e "NuTE Cartografia de um Teatro" de Édio Raniere.
 
Esta exposição foi contemplada pelo Edital PROPEX 13/2017 de Exposições Temporárias de Arte Visuais Salão Angelim 2018 tem o apoio de Molduras Zas.
 
Serviço:
Exposição “Traços – aqueles que nutrem deixam rastros” – Desenhos de Alexandre Venera
Abertura: 20/11 às 20h
Evento aberto a toda comunidade. Entrada gratuita.

Data: 20/11 a 15/12
Horário: Seg a sex 7h30 às 21h45 Sáb 8h às 17h
Local: Câmpus 1 - Salão Angelim - Mapa
Informações: Divisão de Cultura - (47) 3321-0937 - cultura@furb.br
Publicação: Cultura

Outros eventos

Novembro Dezembro Fevereiro Março


Painel