Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


20/02/2014 - Reitor da FURB visita estrutura do Projeto Bugio


Referência mundial no estudo de bugios. É assim que o Centro de Pesquisas Biológicas de Indaial é conhecido. A parceria entre FURB e Prefeitura de Indaial, que iniciou em 1992, hoje está consolidada e é reconhecida mundialmente no estudo de bugios, da subespécie Alouatta clamitans Cabrera, 1940 (Primates: Atelidae)o bugio ruivo.
 
 
Visando a melhorar a parceria e aprofundar os estudos do projeto, o reitor da FURB, João Natel, visitou nesta semana as estruturas do Centro de Pesquisas Biológicas. Natel esteve acompanhado do secretário de Saneamento e Meio Ambiente de Indaial, Jânio Vilson Aviz, da diretora de Meio Ambiente de Indaial, Carmelita Iris Vicenzi, da coordenadora do Centro, professora Zelinda Hirano e demais pesquisadores que atuam no local.
 
Veja abaixo mais fotos da visita.
 
A visita foi dirigida pela professora Zelinda, que mostrou o cativeiro onde atualmente há 41 bugios sendo estudados. Todos são provenientes de apreensões feitas pela Polícia Ambiental ou trazidos pela comunidade local por apresentarem algum tipo de ferimento.
 
Hoje, segundo Zelinda, são 13 bolsistas de várias universidades do Brasil desenvolvendo algum tipo de pesquisa, seja em graduação, mestrado ou doutorado.
 
Além deste espaço, os pesquisadores ainda contam com visitas a campo, no Morro Geisler, uma área de 40 hectares, que possui ligação com o Parque Nacional da Serra do Itajaí.
 
O reitor da FURB aproveitou o momento para conhecer um terreno que está sendo analisado para abrigar e ampliar a atual sede.
Publicação: 20/02/2014 - 15h30 - Coordenadoria de Comunicação e Marketing | Foto(s): Giovana Pietrzacka

/2014 (alterar)



Painel