ARQUIVO DE NOTÍCIAS
24/06/2016 - Dissertação entrevista 215 docentes sobre gestão
O mestrando Manuir Schons, do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB, defende dissertação nesta segunda-feira, dia 27, às 10 horas, na sala F - 103.
“Gestão de instituições de ensino superior: estratégias de ensino-aprendizagem na concepção de docentes da educação profissional e tecnológica” é o título do trabalho acadêmico, a ser avaliado pela Banca, composta pela Presidente Profa. Dra. Maria José Carvalho de Souza Domingues – FURB; Titulares: Profa. Dra. Iara Regina dos Santos Parisoto – FURB e Prof. Dr. Rogério da Silva Nunes – UFSC; Suplente: Prof. Dr. Giancarlo Gomes - FURB
Resumo da dissertação
A educação escolar ocorre por meio de relações em contextos ideológicos e políticos determinados e determinantes, sendo que os objetivos desta relação são a construção ou a transmissão do conhecimento, dependendo da perspectiva ideológica e educacional adotada.
Neste cenário, a gestão de instituições de ensino superior contribuirá com a definição de estratégias de ensino-aprendizagem capazes de implementar o projeto educativo pretendido.
Dependendo do que se deseja ou se espera do processo educacional, podem-se utilizar determinadas estratégias de ensino-aprendizagem. Estas podem considerar a participação ativa dos alunos. No caso da Educação Profissional e Tecnológica acredita-se que a gestão de instituições de ensino superior deva contribuir com estratégias de ensino-aprendizagem capazes de propiciar a formação integral e emancipadora do cidadão por meio da formação profissional e do trabalho como princípio educativo.
Para tanto, as estratégias utilizadas pelos docentes da Educação Profissional e Tecnológica devem primar pela participação ativa dos estudantes, caracterizando-se como estratégias de ensino-aprendizagem ativas, ou seja, centradas na aprendizagem e no aluno.
Neste sentido, esta pesquisa objetivou analisar a gestão das estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas pelos docentes de uma Instituição Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
O trabalho contou com a participação de 215 docentes. A pesquisa caracteriza-se descritiva, quanto aos objetivos e, quantitativa, em relação a sua natureza. A coleta de dados ocorreu por meio de levantamento (survey), com a aplicação de questionário. Por sua vez, a análise de dados utilizou-se da análise fatorial exploratória, estatística descritiva e análise de conteúdo. O trabalho está relacionado à linha de pesquisa Estudos Organizacionais e Sociedade e ao grupo de pesquisa Gestão de Organizações Complexas e Ensino Superior, do Programa de Pós-graduação em Administração – FURB.
O estudo demostrou que a maioria dos docentes utilizam estratégias de ensino-aprendizagem centradas no aluno. A diferença entre os docentes que utilizam as estratégias centradas no aluno e os que utilizam as com foco no professor não foi expressiva, ratifica a proposta pedagógica e ideológica da Educação Profissional e Tecnológica.
A pesquisa também mostrou que o perfil docente está muito ligado à história e origem da Instituição e que os docentes das áreas exatas do conhecimento aplicam estratégias centradas no professor/ensino (tradicional), enquanto os professores das áreas das ciências humanas optam pelas estratégias centradas no aluno/aprendizagem (ativas).
Publicação: 24/06/2016 - 12h55 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
Junho/2016 (alterar)
30/06/2016
- Professor surdo participa de competição em Los Angeles
- Extensão realiza formação continuada de ensino religioso
- Professor da FURB ministra palestra na Alemanha
- Consuni elege novos representantes
- Trabalho analisa relação entre indicadores de gestão e ENEM
- CineSesc apresenta A Vida Não Basta nesta quarta
- FURB é homenageada no evento de 50 anos da Unidavi
- Alunos da FURB conquistam vagas no Summer School
- Orquestra da Furb faz ensaio aberto no Norte Shopping
- Professoras representam a FURB em evento internacional
- Estudantes do curso de Design entregam agasalhos
- Últimos dias para se inscrever na 10ª MIPE
- Palestra divulgará proposta de construir escola inovadora
- Meninas do vôlei são campeãs da LDU 2016
- 29º FITUB anuncia programação oficial
- Dissertação entrevista 215 docentes sobre gestão
- Estudo avalia a responsabilidade corporativa desde IES
- Trabalho investiga práticas de pesquisa de professores
- Estudantes realizam visita técnica no Paraná
- Websites dos IFs não têm boa acessibilidade aos deficientes
- Abertas as inscrições no FIES 2016/2!
- FURB inicia pagamento do débito do FGTS
- Firmado termo de cooperação junto ao Parque das Nascentes
- CineSesc apresenta O Que Mais Desejo nesta quarta
- Encontro debate pedagogia hospitalar e processo de inclusão
- FURB conquista 3º. lugar na Gincana Estadual de Economia
- Bluvolei encara a fase final da Liga Universitária
- Alunos de Jornalismo expõem periódicos de Marques de Melo
- Parceria vai beneficiar vencedores da 1ª Feira da Inovação
- Formação aborda a inclusão na Universidade
- Dissertação avalia desempenho financeiro de organizações
- Alunos de Publicidade fazem vídeo comemorando 25 anos
- Curso de Moda desfila nesta segunda no bloco S
- Campus 2 recebe ensaio aberto da Orquestra da FURB
- Instituto FURB promove curso “Vinho e Degustação”
- Indaial recebe Exposição “25 anos de Projeto Bugio”
- FURB tem eleições setoriais nesta segunda-feira
- Estudantes de Engenharia Química realizam visita técnica
- FURB participa do projeto Eco.Art da Almeida Júnior
- Reunião com acadêmicos discute a nova Política de Extensão
- Ed. Física promove a 3ª. Mostra de Pedagogia do Esporte
- Primeiro Startup Weekend em Blumenau começa sexta-feira
- Universidade Aberta agenda encontro sobre Inovação
- Evento debaterá descobertas em sociologia da infância
- Amanda e Lucas ganham Ouro no Brasileiro de Atletismo
- PPGCC/FURB destaca-se no X Congresso da ANPCONT
- CineSesc apresenta O Som ao redor nesta quarta
- CCEAL e CRI realizam a socialização de intercâmbios
- FURB recebe Exposição Fotográfica Híbridos, Narciso e Medeia
- Publicidade discute com profissionais a mídia programática
- Modamuseu debate hoje cultura e indumentária
- Acadêmicos de licenciatura visitam aldeia indígena Bugio
- Palestra abordará a pesquisa no campo da educação musical
- FURB vai sediar fase estadual da Olimpíada de Robótica
- 10ª MIPE abre período de inscrição de trabalhos
- Infanto disputa a segunda etapa da AEVI
- Gestão superior fala aos servidores sobre dívida de FGTS
- Consuni abre inscrições para eleger novos representantes
- Parceria garante ônibus Via Hospital Universitário
- Centro de Ciências Tecnológicas realiza Feira de Inovação
- CineSesc apresenta No nesta quarta
- Professora conduz workshop na Unidade Embraco/Joinville
- Provas do Vestibular de Inverno serão neste domingo
- Infanto e mirim avançam nos estaduais
- Direito promove tribunais pedagógicos de júri temático
- Feira comemora Dia dos Namorados
- ANEXU já tem uma identidade visual
- Acadêmicos desenvolvem projeto de inovação social
- Doutorado em DR abre inscrições com dez vagas
- Batata, leite e óleo puxam inflação de maio, em Blumenau
- Infanto Bluvolei entra em quadra, sábado, pela AEVI
- Professora identifica fóssil de 260 milhões de anos
- NET/PPGDR promove ciclo de debates no sábado
- Crise no Jornalismo em debate na FURB nesta sexta-feira
- Biblioteca faz nova edição da Oficina de Leitura
- Evento discute a formação do engenheiro de produção
- Bel Pesce em Blumenau: FURB apoia evento de inovação
- Jornalismo ganha Intercom Sul e concorrerá no Nacional
- CineSesc apresenta filme iuguslavo que ganhou Palma de Ouro
- Nova Política de Extensão começa a ser discutida
- Propet-Saúde organiza conferência na FURB