Facebook Twitter Imprimir

ATENDIMENTOS

Integrando ensino, pesquisa e extensão

 
A fim de propiciar um melhor padrão de qualidade de vida ao cidadão, a FURB cumpre o compromisso social de atender à comunidade, oferecendo gratuitamente alguns serviços de apoio em diversas áreas. Os atendimentos são realizados pelos acadêmicos, sempre assistidos por professores e/ou profissionais da área.
 
 

 


Análises Clínicas

 

O Laboratório de Análises Clínicas da FURB realiza serviço de diagnóstico laboratorial está localizado junto à Policlínica Universitária e aberto à comunidade em geral. O serviço inclui a população atendida pela Policlínica Universitária, Hospital Universitário, Unidades de Saúde Pública do município e outras instituições e hospitais conveniados. Os atendimentos são gratuitos, efetuados através do SUS. São ofertados mais de 60 tipos de exames laboratoriais, possuindo certificação de qualidade expedida pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.

 

Todos os exames são realizados com a participação direta dos acadêmicos dos cursos de Biomedicina e Farmácia da FURB, com supervisão de profissionais e professores.
 
Atendimento: segunda a sexta - 7h30 às 12h30 - 13h30 às 16h30

 


Farmácia

 
A Farmácia-Escola da FURB funciona junto à Policlínica Universitária, no câmpus 5. A distribuição de medicamentos é feita para pacientes que passaram pelo atendimento de uma Unidade de Saúde Pública do município, Hospital Universitário, Policlínica Universitária, outras instituições e hospitais conveniados. Os pacientes são atendidos por farmacêutico e acadêmicos do curso de Farmácia da FURB, supervisionados por professores da área.
 
Os medicamentos são entregues mediante apresentação de receita médica, CNS (cartão do SUS) e documento pessoal do paciente. O estoque é mantido pelo Sistema Único de Saúde – SUS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau e por doações de indústrias farmacêuticas. 
 
Atendimento: 10h às 16h

 


Fisioterapia

 
A Clínica de Fisioterapia da FURB funciona junto à Policlínica Universitária e é uma das maiores clínicas do Vale do Itajaí. Oferece atendimento nas áreas ortopédica, neurológica e respiratória. Acadêmicos finalistas do curso de Fisioterapia da FURB atendem à crianças, adolescentes e adultos da comunidade em geral sob a supervisão de professores da área.
 
Atendimento: segunda a sexta, 7h30 às 18h

 


Hospital Veterinário

 
O Hospital Escola Veterinário da FURB, inaugurado em junho de 2014, assiste animais domésticos (cães e gatos), silvestres e animais de produção, que necessitam de cuidados veterinários, clínico e cirúrgico. Dispõe de consultórios, enfermaria, diagnósticos por imagem (ultrassonografia e radiologia), laboratório de análises clínicas, um centro cirúrgico completo, com salas de cirurgia, esterilização, pré e pós-operatório e salas de aula voltadas para discussões de casos clínicos.
 
Para atendimento, os tutores devem realizar o contato por telefone/whatsapp. Os atendimentos de cães, gatos e animais silvestres acontecem junto ao Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária ou então em aulas práticas, na presença dos alunos e com supervisão de professores do curso de Medicina Veterinária da FURB.
 
Atendimento: segunda a sexta, 7h30 às 17h30
Agendamento (fone/whats): 47 3239-6400  

 


Jurídico

 
O Núcleo de Práticas Jurídicas presta assistência gratuita à população economicamente desfavorecida da região de Blumenau, nas questões relacionadas às áreas de Direito Civil (inclusive Direito de Família), Direito do Trabalho e Direito Previdenciário. Desde 1998, compõe atividades do Fórum Universitário, onde funciona o Juizado Especial da Comarca.
 
O atendimento é realizado por acadêmicos do curso de Direito da FURB orientados por professores-advogados que serão os responsáveis pelo processo na Justiça.
 
Atendimento: segunda a quinta, 8h às 11h45 e 13h15 às 21h, 
sexta, 8h às 11h45 e 13h15 às 18h
 

 


Clínica-Escola de Nutrição da FURB fica junto à Policlínica Universitária, no campus 5.  
São realizados atendimentos nutricionais a toda comunidade, de diferentes faixas etárias (criança, adolescente, adulto e idoso), gestantes e diversas doenças para apoio coadjuvante ao tratamento médico (diabetes, hipertensão, colesterol alterado, alterações de tireoide, obesidade, desnutrição, autismo, entre outras), visando a qualidade de vida e alimentação saudável e adequada.  
Os pacientes são atendidos por uma nutricionista e acadêmicos do curso de Nutrição da FURB, supervisionados por professoras da área. 
 
Como acontecem os encaminhamentos:
  • Encaminhamento médico via unidade básica de saúde via regulação (Sisreg) 
  • Encaminhamento pelo CER, via regulação (Sisreg) 
  • Encaminhamento pelo CRIE após encaminhamento médico da unidade básica de saúde e triagem da enfermagem do CRIE 
  • Para alunos o encaminhamento se dá via CAE, após análise da assistente social e referência enviada para Policlínica universitária 
  • Para servidores o encaminhamento se dá via DGDP – encaminhamento da Saúde servidor  

» Contato

 


Odontologia

 
As quatro Clínicas de Odontologia contam com um centro cirúrgico para procedimentos de maior complexidade e três laboratórios de apoio para o ensino de escultura dental e oclusão, dentística e endodontia pré-clínica, educação e prevenção em saúde. São realizados procedimentos de restauração e prótese dentária, cirurgia, tratamento de canal, prevenção e ortodontia. Todas as consultas e procedimentos são feitos por acadêmicos do curso de Odontologia da FURB, supervisionados por profissionais de cada área.
 
Atendimento: segunda a sexta, 7h30 às 12h - 13h30 às 17h

 


Odontologia móvel

 
O FURB Móvel é um programa de extensão do curso de Odontologia da FURB que leva o serviço odontológico à população da região de Blumenau desde 2007.
 
O atendimento é feito em consultório instalado dentro de um veículo e tem como público-alvo os alunos de Escolas Multisseriadas, alunos das Escolas Municipais que participam do Programa Federal Mais Educação e pacientes que são atendidos nos CAPS - Centros de Atenção Psicossocial.
 
Atendimento: durante o período de aulas FURB

 


Policlínica

 
Os serviços de saúde da FURB, desde 1995, inseridos na rede pública de saúde, são executados de forma integrada na Policlínica Universitária que realiza os serviços de fisioterapia, psicologia, nutrição, farmácia, medicina e serviço social. A Policlínica mantém em sua estrutura laboratório de análises clínicas e farmácia - com estoque de medicamentos mantidos pelo Sistema Único de Saúde - SUS e por doações de indústrias farmacêuticas.
 
Todas as consultas e procedimentos são feitos por acadêmicos da FURB, supervisionados por profissionais de cada área. O atendimento é gratuito e segue os critérios definidos pelo SUS, ou seja, todos os pacientes são encaminhados pela rede de saúde de Blumenau e região.
 
Para consultas e atendimento médico especializado, o paciente obrigatoriamente é encaminhado pela Unidade de Saúde mais próxima de sua casa. A Policlínica não realiza atendimento de urgência e emergência.
 
Atendimento: segunda a sexta, 7h às 18h
Atendimento por telefone: segunda a sexta, 9h às 12h - 14h às 17h

 


Psicologia

 
A Clínica de Psicologia da FURB atende à comunidade, encaminhada por Unidades de Saúde do município de Blumenau, gratuitamente. As consultas são realizadas por acadêmicos da FURB, supervisionadas por profissionais da área. O agendamento deve ser feito na Policlínica Universitária apresentando o documento de encaminhamento da Unidade de Saúde.
Alunos FURB são encaminhados pelo Coordenadoria de Assuntos Estudantis – CAE após triagem.
 
Agendamento e atendimento: segunda a sexta, 7h às 18h, no Bloco N do câmpus 
» Dúvidas e orientações: whatsapp 47 3321-0503

 


Painel