Facebook Twitter Imprimir

CORPO DOCENTE

 

Docentes permanentes

 

 

André Luís de Gasper
Doutor – UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
Área de interesse: Atuação na área de ecologia de plantas, especialmente na exploração dos dados do Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina. Além disso, oriento com a temática de sistemática de planta vasculares.

 

 

 

Daniel Galiano
Doutor UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul 
Área de interesse: Atuação na área de ecologia de animal, especialmente com ecologia de pequenos mamíferos, com ênfase no gênero Ctenomys. Além disso, estudo mamíferos em geral, aspectos da contaminação ambiental sob a fauna, fragmentação de habitats e modelagem de nicho ecológico.

 

 

 

Débora Delwing Dal Magro
Doutora - UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Área de interesse: Investigação do potencial efeito antioxidante, antidepressivo, hipoglicemiante e hipolipemiante de compostos bioativos derivados de plantas. Atualmente desenvolvo atividades relacionadas ao gênero Myrcia.

   

 

 

Eduardo Alves de Almeida
Doutor – USP – Universidade de São Paulo
Área de interesse: Atuação na área de ecotoxicologia, avaliando efeito de contaminantes ambientais, principalmente desreguladores endócrinos e herbicidas, na fisiologia e marcadores bioquímicos de estresse em girinos de rã-touro e em ostras.

   

 

 

Eleine Kuroki Anzai
Doutora  em Epidemiologia Experimental Aplicada à Zoonoses pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnica da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP)
 
Área de interesse: Atuação na área de Microbiologia e Doenças Infecciosas. 

  

 

 

Isabel Daufenback Machado
Doutora – USP – Universidade de São Paulo
Área de interesse:Atuação na área de Imunologia, avaliando o efeito de produtos naturais na resposta imune inata na vigência de processos inflamatórios. Atualmente desenvolvo atividades relacionadas ao gênero Myrcia.

   

 

 

Juliane Araújo Greinert Goulart
Doutora - Unicamp - Universidade Estadual de Campinas
Área de interesse: Atuação na área de Parasitologia, avaliando efeito antiparasitário de compostos bioativos derivados de plantas e fungos. Atualmente desenvolvo pesquisas com os parasitos Giardia duodenalis e Cryptosporidium spp.

 

 

 

Marcelo Diniz Vitorino
Doutor – UFPR – Universidade Federal do Paraná
Área de interesse: Atuação com o estudo de invasões biológicas vegetais no Brasil e no exterior e suas formas de controle, com ênfase na erradicação e no controle biológico.

   

 

Michele Debiasi Alberton
Doutora – UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
Área de interesse: Busca de espécies da família Myrtaceae com potenciais atividades inibidoras de enzimas relacionadas ao Diabetes mellitus, Doença de Alzheimer e síndrome metabólica, atividade antioxidante e antibacteriana. O estudo é baseado no fracionamento dos extratos, isolamento e caracterização de compostos destas espécies e avaliação das atividades biológicas.

   

 

Paula Angélica Roratto
Doutora – UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Área de interesse: Emprego de marcadores moleculares em estudos de taxonomia, sistemática e filogeografia. Através da análise do DNA é possível avaliar o status taxonômico de espécimes com identificação incerta, bem como a diversidade genética em populações naturais, sua história e potencial evolutivo.

   

 

Paulo Christiano de Anchietta Garcia
Doutor  Unesp – Universidade Estadual Paulista
Área de interesse: Atuação em projetos que tratam da taxonomia, história natural, biogeografia, sistemática, diversidade e conservação de anfíbios e répteis

 

 

 

Sérgio Luiz Althoff
Doutor – UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Área de interesse:  Atuação em projetos que tratam da taxonomia, ecologia, distribuição, sistemática, diversidade e conservação de mamíferos, com ênfase em pequenos (morcegos e roedores).

 

 

 

Sidney Luiz Stürmer
Ph.D. em Genética e Biologia do Desenvolvimento pela West Virginia University
Área de interesse:  Atuação em projetos que estudam taxonomia, sistemática, biogeografia e diversidade de fungos micorrízicos arbusculares, bem como o efeito desses fungos em indicadores de qualidade do solo e crescimento vegetal.

 

 

 

Tatiani K. Rensi Botelho
Doutora  em Ciências Farmacêuticas pela Univali - Universidade do vale do Itajaí
Área de interesse:  micologia, avaliando efeito antifúngico de compostos bioativos derivados de plantas. Com ênfase em fungos leveduriformes e filamentosos. 

 

 

Docentes colaboradores

 

 

Luis Olímpio Menta Giasson
Doutor em Ciencias Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil (2008)
 

Área de interesse: ecologia e taxonomia de répteis e anfíbios, com especial ênfase em estudos de ecologia de comunidades, biologia reprodutiva, comportamento e bioacústica de anfíbios anuros. 

 

 

 


Painel