Facebook Twitter Imprimir

LINHAS DE PESQUISA

 

Análise, tratamento e uso de águas, efluentes e resíduos - Analisar e caracterizar resíduos sólidos e/ou líquidos oriundos de diversos setores produtivos, bem como estudar o tratamento dos mesmos e desenvolver processos de tratamento, sendo estes físicos, químicos ou biológicos.  Estudar a reutilização e valorização destes resíduos na sua forma não-tratada e tratada para reduzir o seu impacto ambiental.
 
Derivados de petróleo, biocombustíveis e biorrefinaria - Caracterização e análise de petróleo e seus derivados e de biocombustíveis. Estudos relacionados ao desenvolvimento de processos para a produção de biocombustíveis e desenvolvimento de produtos novos a partir de matéria prima renovável seguindo o conceito de biorrefinaria.
 
Desenvolvimento e avaliação de métodos de análise - Selecionar, caracterizar e validar métodologias analíticas dentro campo de atuação dos docentes do PPGQ. Desenvolver, caracterizar e validar novas métodologias análiticas.
 
Métodos e processos biocatalíticos - Explorar o uso de biocatalisadores como enzimas e microrganismos na síntese enantiosseletiva de compostos orgânicos de interesse biológico e industrial. Realizar estudos sobre a aplicação de biocatalisadores em processos industriais já estabelecidos e em processos inovadores, como no beneficiamento químico de fibras têxteis para alterar propriedades das fibras, degradar, decompor ou modificar corantes e outros auxiliares têxteis, assim como na hidrólise ou modificação de biomassas para obtenção de biocombustíveis e bioprodutos. Estudar o uso de enzimas em processos biológicos e no uso medicinal. Estudar a imobilização dos biocatalisadores, estudar a sua aplicação em meio não aquoso e caracterizar a sua atividade e estabilidade em diferentes condições processuais. Estudar reações enzimáticas do ponto de vista da enzimologia, inclusive realizar caracterização bioquímica, estudar interações entre enzimas e reagentes químicos e avaliar o efeito destes sobre a estrutura e atividade de enzimas.
 
Processamento, melhoramento e desenvolvimento de materiais - Desenvolvimento, síntese, melhoramento e caracterização de materiais incluindo blendas poliméricas, compósitos, fibras têxteis, cristais líquidos termotrópicos, materiais nanoestruturados e materiais para células a combustível, dando prioridade para o uso de fontes renováveis. Os materiais terão as suas propriedades físicas e químicas estudadas. Além disso, as pesquisas estão voltadas para o desenvolvimento de tecnologias visando atender as demandas regionais, ao mesmo tempo àquelas que são de caráter global na nossa sociedade: a criação de materiais sustentáveis, inteligentes e que, acima de tudo, integrem soluções no setor de energia, saúde, agricultura, produção industrial, entre outros.
 
Química de produtos naturais - Análise e caracterização química e biológica de produtos naturais extraídos de plantas, animais e microrganismos. Os extratos, frações e substâncias puras identificadas são posteriormente avaliadas em testes de atividade biológica e farmacológica, objetivando conhecer o perfil, potência e mecanismos de ação.
 
Síntese orgânica - Síntese de heterociclos e complexos de coordenação e uso de produtos naturais abundantes como precursores visando à obtenção de compostos bioativos. Avaliação das propriedades biológicas (antimicrobiana, antiparasitária, antitumoral, citotóxica e reguladora de crescimento vegetal), fluorogênicas, cromogênicas, solvatocrômicas e mesomórficas dos compostos obtidos.

 


Painel