Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS


09/10/2018 - Seminário PPGECIM: Resolução de problemas e o software Geogebra: um caminho para o ensino de funções trigonométricas seno e cosseno

Título: Resolução de problemas e o software Geogebra: um caminho para o ensino de funções trigonométricas seno e cosseno
Mestranda: Juliana Meneghelli
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Janaína Poffo Possamai
 
Resumo
A dissertação “Resolução de Problemas e o software GeoGebra: um caminho para o ensino de funções trigonométricas seno e cosseno”foi desenvolvida no grupo de pesquisa em “Estudos e Pesquisa em Educação e Educação Matemática”, pertencente à linha de pesquisa “Formação e práticas docentes em contextos de ensino de Ciências Naturais e Matemática”, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM), da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Nessa pesquisa, buscou-se avaliar as implicações do uso da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas orientado pelo uso do software GeoGebra para a aprendizagem das funções seno e cosseno. Para tanto inicialmente construiu-se referentes teóricos que nortearam a elaboração e aplicação de atividades didáticas. Essas constituíram um ciclo relacionando os diferentes olhares sobre as funções, permitindo transitar entre os diferentes contextos de representação – tabular, gráfica, linguagem materna e algébrica – de acordo com a necessidade do problema. A aplicação ocorreu em uma turma de Ensino Médio no qual a pesquisadora atuou conjuntamente com o professor regente na mediação das situações de aprendizagem. A análise ocorreu com base em critérios estabelecidos que foram norteados nos referentes e os instrumentos de coleta de dados foram registros de um diário de campo, caderno do estudante, gravações e um questionário de avaliação. Os resultados indicam que construção da autonomia e do trabalho colaborativo numa perspectiva de se fazer Matemática com compreensão, no qual o estudante é protagonista na construção do seu conhecimento, é um processo lento e gradual. O envolvimento de todos os estudantes é um ponto relevante dessa metodologia, quando participam ativamente da realização e discussão das atividades. O uso de recursos tecnológicos também é destacado na medida que possibilita validar e construir hipóteses, ampliando as possibilidades de investigação. As dificuldades registradas, além de serem particulares de uma cultura já instituída no grupo de estudantes, podem ser superadas com a continuidade de uma prática que os façam refletir e agir criticamente na tomada de decisões, gerando uma cultura social de aprendizes que amplia e dá sentido para as ideias matemáticas dos mesmos.
 
Palavras-chave: Matemática. Resolução de Problemas. GeoGebra. Funções Trigonométricas.

Data: 09/10
Horário: 10h
Local: Câmpus 1 - Sala I-504 - NEEM - Mapa
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação

Outros eventos

Abril Março Fevereiro Novembro Agosto Julho Maio Fevereiro Dezembro Setembro Agosto Março Dezembro Novembro Outubro Agosto Julho Maio Dezembro Outubro Setembro Junho Maio Fevereiro Dezembro Novembro Agosto Abril Março Fevereiro Novembro Outubro Setembro Julho Junho Maio Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Agosto Junho Maio Abril Fevereiro Novembro Outubro Setembro Junho Maio Abril Março Novembro Outubro Agosto Junho Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Agosto Julho Junho Maio Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Agosto Julho Abril Março Fevereiro Dezembro Novembro Outubro Dezembro


Painel