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DISCIPLINAS

 

Disciplinas obrigatórias

 
Didática e Inovação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - 45 h/a
Transposição Didática, Contrato Didático, Objetivo obstáculo, Alfabetização Científica, O movimento CTS, Fundamentos da inovação educacional no contexto da sala de aula, Novas abordagens nos processos de ensino e aprendizagem em educação científica.
 
História e Epistemologia da Ciência e da Matemática - 45 h/a  
Os problemas da origem e da justificação do conhecimento: dos antigos gregos à atualidade. As ciências naturais e a matemática antes da época moderna e durante a criação da física clássica. Análise de problemas epistemológicos relacionados a problemas científicos específicos e de questões filosóficas sobre os métodos das ciências naturais. As implicações da história e da epistemologia das ciências e da matemática para o ensino. 

 

Mídias e Tecnologia - 45 h/a
Literacia em Mídias, Tecnologias e Informação para o Ensino. Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem. Objetos de Ensino e Aprendizagem. Metodologias Ativas e Inovações no Ensino mediadas pelas Mídias e Tecnologias.
 
Teorias da Aprendizagem - 45 h/a
Introdução ao pensamento de Vygotsky: a constituição do sujeito em Vygotsky: os conceitos de mediação, mediação simbólica, internalização e auto-regulação. Mediação e construção da subjetividade. O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal como uma zona de construção do conhecimento científico. Conceitos espontâneos e conceitos científicos: o processo da construção conceitual numa perspectiva vygotskyana. Aprendizagem e desenvolvimento em Vygotsky. Introdução ao pensamento de Piaget: o processo da equilibração majorante: os conceitos de assimilação, acomodação, equlibração, abstração empírica e abstração reflexiva. Os estágios do desenvolvimento e a cognição. Os conceitos de anomia, heteronomia e autonomia. Aprendizagem e desenvolvimento em Piaget. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel: o que é aprendizagem significativa. O conceito subsunçor. A Aprendizagem Representacional, a Aprendizagem de Conceitos e a Aprendizagem Proposicional. Construtivismo no ensino de Ciências Naturais e Matemática: o que é construtivismo. O construtivismo radical de Glasersfeld. A abordagem construtivista no ensino e na aprendizagem das Ciências Naturais e da Matemática. O movimento das concepções alternativas.
 
Prática Docente Supervisionada de Ciências e Matemática - 45 h/a
Planejamento, acompanhamento e avaliação do Produto Educacional. Objetivo: configura-se como um Estágio no qual os estudantes devem consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso por meio da aplicação do produto educacional, acompanhado pelo seu orientador. Mestrando e orientador devem ter conhecimento sobre a realidade e o contexto do local de aplicação do produto educacional de modo a potencializar seus resultados e contribuir efetivamente para a melhoria da qualidade do ensino sobre o objeto de estudo abordado.
 
Seminários - 45 h/a
Visa proporcionar oportunidade de aprofundamento de estudos ligados a temas que correspondam às disciplinas (obrigatórias e eletivas), às linhas de pesquisa e aos projetos de pesquisa dos corpos docente e discente do curso. Tem por objetivo propiciar aos discentes estudos sobre métodos de pesquisa, bem como socializar suas produções acadêmicas com os demais estudantes. Oferece oportunidade de contato direto com pesquisadores de renome nacional, que são convidados para participarem das atividades da disciplina.
 
Suficiência em língua inglesa
O Exame de proficiência em língua estrangeira deve ser realizado no FURB Idiomas. O aluno poderá fazer somente a prova - atendendo o cronograma anual do FURB Idiomas - ou fazer um curso (20h a 40h) para obter suficiência na língua estrangeira. A exigência é: tradução e compreensão. Não serão aceitos atestados ou diplomas de exames já efetuados. A média para aprovação é nota 6. O aluno deverá efetuar sua inscrição com 7 dias de antecedência.
 

Disciplinas eletivas

 
Conhecimento científico, aprendizagem e desenvolvimento: contribuições de Vigotski para o ensino de ciências, matemática e tecnologias – 45h/a
Introdução ao pensamento de Vigotski. A constituição do sujeito em Vygotsky: os conceitos de funções psicológicas, pensamento verbal e não verbal, mediação, signo e mediação simbólica, internalização e autorregulação. Imaginação e criatividade em Vygotsky. Os planos históricos em questão: da filogênese à microgênese. Lei Genética do Desenvolvimento Cultural: a compreensão vygotskyana do Homo Duplex. Conhecimento científico, mediação e construção da subjetividade. O conceito de Zona de Desenvolvimento Iminente como construção de conhecimento científico por zona de estudantes. A gênese do pensamento e da linguagem. Conceitos espontâneos e conceitos científicos: o processo de construção conceitual na perspectiva de Vygotsky. Níveis de pensamento conceitual: do sincretismo infantil ao conceito verdadeiro. Relações entre aprendizagem e desenvolvimento: conhecimento científico, consciência e intervenção da vontade. A escola e a análise microgenética: a pesquisa histórico-cultural em sala de aula.
 
Ecoformação e Transdisciplinaridade no Ensino de Ciências e Matemática - 45 h/a
Princípios da ecoformação e transdisciplinaridade, criatividade e complexidade: ecologia dos Saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação. Criatividade e instituições educativas criativas. Decálogo sobre Transdisciplinaridade e Ecoformação. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na educação. Fundamentos ontológicos e epistemológicos. Ecoformação além da educação ambiental. A ecoformação através da aprendizagem por projetos integradores. A abordagem transdisciplinar no ensino e na aprendizagem das Ciências Naturais e da Matemática. Rede RIEC: possibilidades de pesquisa na área de Ecoformação e Transdisciplinaridade e o Ensino de Ciências Naturais e Matemática: Rede RIEC (Rede Internacional de Escolas Criativas): fundamentos e práticas. Pesquisas na área de ecoformação e transdisciplinaridade. Pesquisar em Ensino de Ciências Naturais e Matemática a partir da complexidade e transdisciplinaridade. Instrumento de Avaliação de Escolas Criativas (VADECRIE) e a sua relação com a prática educativa do professor de Ciências e Matemática: Fundamentos do instrumento VADECRIE. Critérios e indicadores para avaliar o desenvolvimento criativo de instituições educativas, escolas e organizações de serviços. Avaliação e planejamento de processos de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática a partir de indicadores de criatividade.
 
Experimentação no Ensino de Ciências - 45 h/a
As características da experimentação. A experimentação como elemento fundamental para a aprendizagem. Elaboração, desenvolvimento e aplicação de experimentos no ensino de ciências.
 
Formação CTS com o apoio dos espaços sociais da Web – 45h/a
Diretrizes para promover uma formação crítica acerca das relações entre ciência, tecnologia e sociedade - contribuições do Movimento CTS e da Alfabetização Científica e Tecnológica; O diálogo tradutor como aporte pedagógico para promover uma formação crítica. Espaços sociais da Web na perspectiva crítica da Mídia Educação.
 
Formação de Professores de Ciências e Matemática - 45 h/a
Tendências contemporâneas da formação de professores e suas implicações na área de Ciências e de Educação Matemática. Desafios contemporâneos da formação de professores que ensinam Ciências e Matemática no Ensino Fundamental e Médio.  A formação de educadores para contextos de Educação Não Formal. O desenvolvimento profissional dos professores de Ciências e Matemática.
 
Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - 45 h/a
A pesquisa no ensino de ciências e matemática no Brasil e no exterior. Análise crítica de artigos. As associações de pesquisadores em ensino de ciências e matemática e o fomento às pesquisas em educação científica. Principais eventos científicos para a divulgação da pesquisa no Brasil. As publicações arbitradas nacionais e internacionais na área do ensino de Ciências e de Matemática. O artigo científico e suas características. Principais portais de pesquisa e sua utilização. 

 


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