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DISCIPLINAS

 

Núcleo básico

 
Pesquisa em Educação – 60h/a
O conhecimento científico e a pesquisa em educação. Problemas teórico-metodológicos da pesquisa em Educação e suas abordagens epistemológicas. Princípios e pressupostos da pesquisa: a ética e o rigor científico. Tendências contemporâneas da pesquisa. Bases conceituais e tradições da pesquisa em educação. Métodos e técnicas de pesquisa.
Objetivos: Compreender a problemática teórico-metodológicas da pesquisa em Educação e suas tensões epistemológicas; reconhecer as especificidades da área de pesquisa em Educação e suas relações com tradições, tendências e perspectivas no contexto brasileiro e em nível internacional; situar(se) como pesquisador em Educação em diferentes contextos sociais na atividade científica; compreender práticas responsáveis, de rigor e integridade, na condução da pesquisa científica em Educação, bem como suas interfaces com a inserção social; diferenciar pesquisas qualitativas e seus métodos, estabelecendo convergências com compreensões epistemológicas, das teorias sociais e das teorias pedagógicas.
 
Teorias em educação – 60h/a
Fundamentos da Educação. O nascimento da Educação Moderna. As Teorias Clássicas e Contemporâneas da Educação. O Pensamento Educacional Brasileiro. 
Objetivos: compreender as principais características filosóficas, sociológicas, históricas e pedagógicas da educação; identificar as transformações que deram origem à educação moderna; caracterizar as principais teorias da educação; discutir o pensamento educacional brasileiro.   
 

Núcleo específico

 
Arte e estética na educação – 60h/a
Noções Básicas de Arte e de Estética. Arte na Educação. Educação Estética. Cultura Visual. Estética do Cotidiano. Mediação Cultural. Pesquisa Educacional Baseada em Arte.
 
Comunicação e educação: interfaces e processos – 30h/a
Contextualização histórica e processos de comunicação das frentes de mídia. Interfaces da comunicação e a educação. As tecnologias acessíveis no contexto da educação. A mediação transmídia no ensino e aprendizagem.
 
Contribuições da Teoria Histórico-Cultural do Desenvolvimento para o Ensino - 60 h/a
Introdução ao pensamento de Vigotski. A constituição do sujeito em Vigotski: os conceitos de funções psicológicas, pensamento verbal e não verbal, mediação, signo e mediação simbólica, internalização e autorregulação. Imaginação e criatividade em Vigotski. Os planos históricos em questão: da filogênese à microgênese. Lei Genética do Desenvolvimento Cultural: a compreensão vigotskiana de Homo Duplex. Conhecimento científico, mediação e construção da subjetividade. O conceito de Zona de Desenvolvimento Próximo como zona de construção do conhecimento científico pelos estudantes. A gênese do pensamento e da linguagem. Conceitos espontâneos e os conceitos científicos: o processo da construção conceitual numa perspectiva vigotskiana. Níveis de pensamento conceitual: do sincretismo infantil ao conceito verdadeiro. Relações entre aprendizagem e desenvolvimento: conhecimento científico, a tomada de consciência e a intervenção da vontade. O cotidiano escolar e a análise microgenética: a pesquisa histórico-cultural na sala de aula. A Teoria da Atividade: o conceito de Atividade como referencial para a organização do ensino.
 
Cultural and educational globalization – 30h/a
Conceitos essenciais e trajetória histórica da globalização e sua relação com a cultura e a educação. A internacionalização da educação e da cultura. Impactos positivos e negativos da globalização sobre cultura e educação no Brasil. Multiculturalismo nacional e global. Cultura internacional e educação comparada.
 
Docência no ensino superior – 30h/a
Universidade no contexto histórico e desafios atuais. Organização curricular: do modelo disciplinar ao currículo integrado. O trabalho docente no Ensino Superior. Relação professor-aluno. Organização  da ação didática. Plano de Ensino-Aprendizagem: objetivos, metodologias; estratégias, avaliação. Avaliação: concepções, instrumentos e critérios.
 
Educação inclusiva na perspectiva dos direitos humanos – 60h/a
A construção social da diferença. Estudos sobre norma, desvio e normalidade. Educação, diversidades e alteridade. Vigotski e os Fundamentos de Defectologia. Estudos críticos sobre deficiência (Disability studies). A produção do conhecimento sobre educação inclusiva. Políticas educacionais inclusivas. Formação de professores e práticas pedagógicas inclusivas. Educação, inclusão e direitos humanos.
 
Escola e currículo – 60h/a
A Escola na Modernidade: invenção e modulações. Escola na Contemporaneidade. Teorias do Currículo. Currículo e Construção de Subjetividades. Currículo e Diferenças. Currículo e Cultura.
 
Estética e educação – 60h/a
Noções básicas de Filosofia e de Estética Filosófica. Estética e Arte. Relações e distinções da Estética com a Ética e com a Epistemologia. A Estética como uma dimensão humana. A essência da Arte e a Educação do Homem. Implicações da Estética na Educação e no espaço escolar.
 
Estudos avançados dos letramentos – 60h/a
Práticas de letramentos em contextos escolares e acadêmicos. Práticas de letramentos com tecnologias: leitura on-line, escrita acadêmico-científica, gamificação. Procedimentos metodológicos em pesquisas sobre os letramentos. Letramentos profissionais: conflitos e contribuições às práticas docentes.
 
Estudos dos Letramentos - 60 h/a
Caracterização da perspectiva sociocultural e etnográfica dos letramentos. Estudo e discussão dos usos e funções sociais da escrita, suas implicações teórico-metodológicas para a educação e para a formação de professores.
 
Experiência estética e artística na educação – 60h/a
A experiência estética e artística. O julgamento estético. Educação Estética. Arte como experiência. A experiência estética e artística na fenomenologia. Poética e catarse. Estética, arte e política. Saber da experiência.
 
Fundamentos e organização curricular – 60h/a
Currículo e política educacional: conceitos e fundamentos teóricos; Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica e Superior; BNCC: Base Nacional Comum Curricular. Políticas Curriculares Internacionais
 
História, Educação e Relações Étnico-Raciais - 30 h/a
Etnia, Raça, Cultura, Identidade e Nação. Racismo, colonialismo e seus impactos na Educação. Estudos historiográficos sobre os protagonismos indígenas e afro-brasileiros na História do Brasil. Legislações educacionais e a diversidade étnico-cultural.
 
Historiografia e História da Educação - 30 h/a
A produção da História da Educação no Brasil. A História da Educação entre os séculos XVI e XXI. As distintas abordagens e as novas perspectivas historiográficas na História da Educação brasileira.
 
Leituras seminais de foucault: poder, política e educação – 60h/a
Introdução geral ao pensamento de Michel Foucault e sua relação com a educação. Os princípios metodológicos das pesquisas em Educação utilizando Foucault. Análise arqueológica e genealógica dos discursos e das práticas de educação. A maneira foucaultiana de analisar as relações entre saber, poder e educação. Imbricações entre poder, política e educação.
 
Paulo Freire e a pedagogia crítica – 60h/a
Contextualização histórico-filosófica e contemporânea do pensamento de Paulo Freire; Conceitos, concepção político-pedagógica e contribuições de Paulo Freire para a educação; Freire e a Educação Popular, o Multiculturalismo, a Conscientização e a Formação dos Professores como agentes de transformação social; A pedagogia crítica e a aplicação prática no contexto da educação atual; Freire e outros pensadores e suas influencias na pesquisa e nas tendências educacionais; Críticas a perspectiva freireana. 
 
Pierre Bourdieu e a educação: fundamentos sociológicos – 60h/a
Pierre antes de Bourdieu: escolarização e formação de um sociólogo. O sistema de ensino francês e a publicação d’Os herdeiros. A reprodução como marco teórico em educação. A distinção e educação estética das elites. O campo acadêmico como espaço de disputas. A exclusão social no interior da escola. A apropriação da obra de Bourdieu no campo científico-educacional brasileiro.
 
Políticas da Subjetividade e Desafios Contemporâneos para a Educação - 30 h/a
Contextualização histórica, política e crítica sobre a subjetividade. Processos de subjetivação no contexto da educação. Os desafios sociais e educacionais das políticas de subjetividade no contexto contemporâneo.
 
Políticas de avaliação institucional: fundamentos e tendências – 60h/a
Origens e desenvolvimento do campo da avaliação: bases epistemológicas, concepções e tendências. A avaliação como instrumento central das políticas de Estado: relação com reformas e contextos socioeconômicos; usos e sentidos sociais; necessidade e importância para processos educativos; efeitos regulatórios e pedagógicos. Qualidade e avaliação: diretrizes internacionais, o “Estado avaliador” e sistemas supranacionais de regulação. Indicadores de Qualidade e rankings: tensões entre os resultados da avaliação, a sociedade e a comunidade acadêmica. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do Brasil: histórico, construção, processos, impactos e desafios. Perspectivas de avaliação da educação superior no cenário político nacional e internacional.
 
Teoria da educação: algumas perspectivas desde a educação comparada – 60h/a
Origem, fases e funções da Educação Comparada no Brasil e em nível internacional; tendências teórico-metodológicas na Educação Comparada e seus principais desafios.
 
Universidade, estado e sociedade – 60h/a

Origem e histórico da Universidade no mundo e no Brasil: diferentes modelos e propostas de contribuição para o desenvolvimento dos países. Relação entre instituição acadêmica e contexto social, político e econômico: atividades, funções e usos na Sociedade. Características atuais e diretrizes internacionais. O sistema de Educação Superior brasileiro: histórico, evolução e gestão de políticas de: qualidade; financiamento; avaliação; internacionalização; inclusão; inovação na formação; relação com a Sociedade; pesquisa e pós-graduação; Ciência, Tecnologia e Inovação. A gestão institucional e o enfrentamento de desafios. Perspectivas da ES no Brasil.

 

Núcleo investigativo 

 

Seminário de Dissertação I – 30h/a
Definição do tema de pesquisa. Levantamento da produção científica na área. Pergunta de pesquisa, justificativa, objetivos e suporte teórico inicial. Elaboração do capítulo introdutório da dissertação.
 
Seminário de Dissertação II – 30h/a
Abordagens teórico-metodológicas da pesquisa em Educação e suas dimensões educacionais, éticas e políticas. Elaboração do capítulo teórico-metodológico da dissertação.
 
Seminário de Dissertação III – 30h/a
Processo de coleta ou geração de dados empíricos ou bibliográficos. Questões específicas das pesquisas em andamento. Procedimentos de análise e interpretação de dados. Elaboração de capítulo de análise.
 
Seminário de Dissertação IV – 30h/a
Questões específicas das pesquisas em andamento. Refinamento das análises e da redação a partir do suporte teórico. Preparação para a qualificação e finalização da dissertação.
 
Oficinas do Pensamento I, II, III e IV – 30h/a cada
Leitura na academia: base teórica e suas implicações na produção do conhecimento. Escrita na academia: apresentação e discussão de pesquisas em andamento nos grupos; discussão/avaliação de artigos científicos produzidos pelos acadêmicos. 

 


Painel