Facebook Twitter Imprimir

PRÊMIOS, RECONHECIMENTOS E/OU INDICAÇÕES

 

PPGDR - Mestrado em Desenvolvimento Regional - Prêmios
Data Documento
16/11/2022 Edital 07/2022 - Prêmio ANPUR - Dissertações
16/11/2022 Edital 08/2022 - Premio ANPUR - Tese
16/11/2022 Edital 09/2022 - Prêmio ANPUR - Artigo
16/11/2022 Edital 10/2022 - Prêmio ANPUR - Livro
16/11/2022 Edital 11/2022 - Prêmio ANPUR - Extensão
08/12/2022 Divulgação dos indicados ao prêmio ANPUR 2023
15/03/2023 Edital 03/2023 - Prêmio Capes de Teses


Destacam-se os seguintes prêmios do PPGDR:

 

  • Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Tese 2020
A  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) outorgou a  MARIA CECILIA GARCEZ LEME (PPGDR/FURB) e ao(à) orientador(a) LILIAN BLANCK DE OLIVEIRA a Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Tese 2020 da área de PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA do Programa de Pós-Graduação em DESENVOLVIMENTO REGIONAL da FURB.
 
  • Prêmio Elisabete Anderle
Em outubro de  2020, foi concedido ao Projeto: Patrimônio Cultural Material Arqueológico do Museu da Casa de Brusque, coordenado pelo prof. Juares Jose Aumond,   o prêmio  Elisabete Anderle, através do Edital Estadual de Cultura Elisabete Anderle 2020, na Categoria: Patrimônio e Paisagem Cultural.
Prêmio: Museus
Eixo: Gestão/Acervo.
 
  • Disseminação de conhecimento

O prof.  Carlos Alberto Cioce Sampaio, (PPGDR) da FURB, foi ranqueado como o 13° pesquisador que mais contribuiu para a disseminação de conhecimento científico sobre Turismo produzido na América Latina e publicado em periódicos latino  americanos.
O ranking foi feito como parte de um estudo que investigou a disseminação de pesquisas científicas de Turismo em periódicos latino americanos,realizado por quatro pesquisadores espanhóis, Sergio Moreno-Gil e Patricia Picazo-Peral, da Universidad Las Palmas De Gran Canaria, Eduardo Parra-López, do Instituto De Investigación Social Y Turismo (Universidad De La Laguna), e Carmen Díaz-Domínguez, da Universidad De La Laguna. O resultado foi publicado no dia 20 de julho.
“Fiquei surpreso, pois não estudo só Turismo, então fiquei contente em ver meu nome e o da FURB no ranking deste estudo”, afirma Sampaio. Mestre em Administração e doutor em Planejamento e Gestão Organizacional para o Desenvolvimento Sustentável e em Engenharia de Produção, há mais de 20 anos Carlos Sampaio estuda questões relativas à área de Turismo.
A Universidade Regional de Blumenau (FURB) foi classificada em 18° no ranking de instituições latino americanas que mais contribuem para a produção e disseminação científica em periódicos na área de Turismo na América Latina.
O estudo buscou analisar as pesquisas produzidas por instituições latino americanas, publicadas em periódicos científicos especializados em Turismo, na América Latina. Os pesquisadores analisaram sete publicações, em um período de 13 anos: de 2006 à 2018, e concluíram que as instituições e autores brasileiros são os que mais contribuem com estudos e pesquisas sobre Turismo na AL. Nos gráficos apresentados pelo estudo, o Brasil lidera o ranking de produção científica nessa área, com 72,6%.

 
  • Prêmio Lucia Sevegnani
Em 2018, a então doutoranda Vandreza Amante Gabriel,  ganhou o prêmio "Lucia Sevegnani" na categoria estudante de pós-graduação, com o trabalho “A culinária indígena no prato do imigrante europeu”, sob orientação de pesquisa da Profª Drª Marilda R.G. Checcucci G. da Silva. O prêmio foi oferecido na Mostra Integrada de Pesquisa, Ensino, Extensão e Cultura da FURB.
 
  • Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Tese 2021
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) outorgou a  VIVIAN COSTA BRITO (PPGDR/FURB), ao(à) orientador(a) GILBERTO FRIEDENREICH DOS SANTOS E AO CO-ORIENTADOR IVO MARCOS THEIS, a Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Tese 2021,da área de PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA do Programa de Pós-Graduação em DESENVOLVIMENTO REGIONAL da FURB.

 

 


Painel