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DISCIPLINAS

 

Disciplinal fundamentais

 
Administração e Ciência – 45h/a 
Bases epistemológicas que estudam as organizações e a sociedade contemporânea. Reflexão crítica sobre principais correntes do pensamento administrativo contemporâneo: bases, sustentação, construções teóricas e campos de aplicação prática. Fundamentos da linguagem e da problemática administrativa: simbolismos, conceitos e construtos. Novas Tendências no Pensamento Administrativo.
 
Estratégias Organizacionais – 45h/a
Ampliar conhecimentos sobre a evolução e conceitos de estratégia, a formação das estratégias, o processo estratégico e a formulação de estratégias. Adentrar as discussões em estratégias competitivas e sustentáveis, estratégias para organizações específicas e para Arranjos Produtivos Locais ou outras formas de conglomerados organizacionais. Apresentar suporte teórico sobre estratégica e competitividade organizacional e discutir as interfaces com outras áreas do conhecimento.
 
Fundamentos da Inovação – 45h/a
Fundamentos teóricos; delimitação conceitual e epistemológica sobre inovação; tipos de inovação; economia da inovação; geração e difusão da inovação; conhecimento, aprendizado e inovação; dimensões da inovação; gestão da inovação; inovação como resultado. 
 

Disciplinas instrumentais

 
Métodos e Análises Estatísticas – 45h/a
Estatística Descritiva. Amostragem. Testes de Hip Hipósteses; Testes Student; Fisher: Cronbach; qui2. Regressão e Correlação. Classificação hierárquica. Análise em Componentes Principais. Análise de Correspondências. Análise Fatorial. Séries Temporais.
 
Metodologia de Pesquisa Aplicada à Administração – 45h/a
Pesquisas em Administração. Ética e gestão da pesquisa. Diferenças e aplicações da pesquisa quantitativa e da pesquisa qualitativa. O planejamento e as etapas da pesquisa científica: tema, problema e questões que norteiam a pesquisa; objetivos; hipóteses; justificativa; delineamento metodológico da pesquisa; população ou universo e amostragem; mensuração e escalas de medida; coleta de dados; análise de dados; validade e confiabilidade; e elaboração de relatórios de pesquisa. Normas comuns aos trabalhos monográficos segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e das normas internacionais American Psychological Association (APA).
 

Disciplinas eletivas

 
Arranjos Produtivos Locais – 45h/a
Formas de reorganização industrial (cadeias produtivas, polos e clusters, redes e consórcios de PMEs), estratégias individuais/corporativas, metodologias para realizar a governança. Mecanismos de integração regional, planejamento e intervenção para o desenvolvimento de arranjos produtivos locais.
 
Canais de Distribuição e Logística Reversa – 45h/a
Construção, manutenção e análise da estruturação de canais de distribuição; Gerenciamento da cadeia de suprimentos verde; Canais de Distribuição – Estrutura, organização e tipos; Canais de Distribuição Reversos; Planejamento de ações de Reversibilidade de Produtos.
 
Comportamento do Consumidor – 45h/a
Abordagem antropológica sobre novos comportamentos e novos mercados. Comportamento do consumidor em ambientes competitivos e inovadores. O desenvolvimento das estratégias de gestão de marca global para consumidores de inovações. O comportamento dos consumidores X, Y e Z. Adaptações de ações mercadológicas segundo a evolução tecnológica. Redes sociais e mídias sociais como drivers do comportamento do consumidor.
 
Cooperação e Redes Organizacionais – 45h/a
Formas de inovação oriundas do contexto aberto, colaborativo e articulações em redes de negócios ou ciência, tecnologia e inovação (C,T&I). Relação de aspectos externos a empresa com sua capacidade de inovação,  economia e competitividade. Redes organizacionais, inovação aberta, co-design e co-criação de produtos e serviços por compradores, fornecedores, concorrentes e demais stakeholders.
 
Corporate Branding em Mercados Competitivos – 45h/a
Conceitos de nivelamento de Marketing. Conceituação de temas relacionados ao branding. Processo de construção e destruição de marcas. Proposta de valor. Abordagens distintas de branding (Brand identity, Internal branding, Knowledge branding, Green branding) Atuação do administrador com a aplicação do branding. 
 
Empreendedorismo – 45h/a
Tipologia, fundamentos, histórico e definições. Reflexão crítica sobre principais escolas do Empreendedorismo: bases, sustentação, construções teóricas, interface e campos de aplicação prática. O ensino do Empreendedorismo. O Empreendedor. Gestão de pequenos negócios. Empresas familiares. As questões das minorias em pequenos negócios e no empreendedorismo. Criação de novas empresas. Métodos de pesquisa. Financiamento de risco. Empreendedorismo corporativo, coletivo, institucional e sem fins lucrativos. Empreendedorismo Internacional. 
 
Empreendedorismo Internacional – 45h/a
Estudos do empreendedorismo internacional: histórico, fundamentos e definições. Empreendedorismo e negócios internacionais. Internacionalização de pequenos negócios. Born Globals. Empreendedorismo e Multinacionais. Empreendedorismo Internacional em Organizações sem Fins Lucrativos. Empreendedorismo Internacional e Crescimento Organizacional. Empreendedorismo Internacional e Inovação. Empreendedorismo Internacional e Marketing. Internacionalização e Empreendedorismo Corporativo. Estratégia aplicada ao Empreendedorismo Internacional. Empreendedorismo Internacional em Economias Emergentes. Tendências. Tendências do campo de estudo.
 
Estratégias de Marketing – 45h/a
Implicações das estratégias de marketing nas organizações competitivas. Conceituação de temas relacionados à estratégia mercadológica. Atuação do administrador em relação às estratégias mercadológicas
 
Estratégia de Operações – 45h/a
Introdução à estratégia de operações; medidas de desempenho das operações; Estratégias de operações e desempenho; Estratégia de Operações e Qualidade; Estratégia de Operações e Cadeia de Suprimentos; Competências e Operações; Operações de Serviços; Teoria das Restrições; Gestão do Desenvolvimento de Produtos e Processos; Integração entre Produção e Marketing; Estratégia de Operações e Competição Internacional; Operações Sustentáveis. 
 
Gestão Estratégica de Pequenas e Médias Empresas – 45h/a
Particularidades da Gestão Estratégica nas Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME). Principais autores, pesquisas e abordagens sobre a estratégia em MPME. O processo estratégico em contexto de grande restrição de recursos. Reflexos da centralidade do(s) proprietário(s)-dirigente(s) no processo estratégico. Estratégia em contexto de MPME dirigidas por um e por mais de um proprietário-dirigente. Equipes de direção na gestão estratégica de MPME. Estudos voltados à administração de pequenas empresas: histórico, fundamentos e definições. Criação de organizações. Ciclo de vida organizacional. “Mittelstand”: experiência alemã. Empresa Familiar. Redes de Cooperação e Associação. Fatores de Sucesso e Fracasso. Internacionalização de MPEs. Tendências.
 
Gestão do Conhecimento – 45h/a
Capital intelectual; Inteligência competitiva; Sociedade do conhecimento; Inteligência empresarial; Ferramentas para gestão do conhecimento; Desenvolvimento do conhecimento nas empresas; Geração, codificação e disseminação do conhecimento na Organização; Compartilhamento da informação intra e interorganizacional; Conhecimento como fator de inovação; Conceitos e práticas da inovação aberta; Capacidade absortiva.
 
Indicadores de Desempenho Organizacional – 45h/a
Indicadores de avaliação de desempenho; planejamento e medição para o desempenho; Balanced Scorecard; Indicadores de desempenho qualitativos e quantitativos; Indicadores econômicos, financeiros e de capital intelectual; Mensurar o desempenho dos processos e resultados de inovação. 
 
Inovação e Cultura Organizacional – 45h/a
Conceitos de cultura. Tipologia cultural de Hofstede. Característica e elementos da cultura organizacional. Cultura Brasileira. Conceitos de inovação, invenção, melhoria e mudança. Gestão da inovação. Ambiente inovador. Inovação tecnológica, administrativa, de negócio e de gestão. Metodologia para diagnóstico do ambiente inovador. Interface entre cultura e inovação.
 
Inovação em Produtos ou Serviços – 45h/a
Inovação radical x Inovação incremental; Inovação em serviços; Inovação desruptiva; Inovação do valor; Abertura de mercados por meio da inovação;
 
Inovação Social – 45h/a
Características da inovação social. Os objetivos da inovação social. Inovação Social e Mudança Social. Difusão da inovação social. A inovação social e o desenvolvimento sustentável. Tecnologias Sociais. Inovação Social e Competitividade de Organizações.
 
Internacionalização de Empresas – 45h/a
Ambiente institucional e econômico de Negócios Internacionais. Métodos e técnicas de Negócios Internacionais. Estratégias de Internacionalização das organizações. Teorias da Internacionalização. Temas avançados de internacionalização.
 
Metodologia do ensino da administração – 45h/a
O professor em sala de aula: as orientações de ensino e meios auxiliares; relação professor / aluno. Avaliação do desempenho: do aluno e do professor. Sistemas de avaliação do ensino superior (graduação e pós-graduação).
 
Métodos de Pesquisa Qualitativa em Administração – 45h/a
Fundamentos de pesquisa qualitativa. Diferentes abordagens existentes de pesquisa qualitativa. Desenvolvimento de habilidades para a utilização das técnicas mais populares de coleta e de análise de dados qualitativos. Subsídios e apoio para o avanço na elaboração do projeto de pesquisa/dissertação. Utilização de um software de tratamento e de análise de dados qualitativos.
 
Necessidades do Consumidor no Projeto de Produtos e Serviços – 45h/a
Relação competitividade – necessidades do consumidor; agregação de valor a bens e serviços; identificando necessidades do consumidor, gerenciando a relação não linear entre desempenho – satisfação – lucro; ferramentas e técnicas para avaliação do impacto do desempenho dos atributos do produto na satisfação do cliente.
 
Produção e Comunicação Científica – 45h/a
Objetivos da comunicação científica. O que incluir em um artigo científico. Estruturação do artigo. Sequenciamento da exposição. Fluxo da ideia e resultados. Aspectos da linguagem. Questões de citações. O que incluir no título, resumo e introdução, atraindo atenção do leitor. Decidindo onde publicar. Como analisar as exposições dos avaliadores. O que fazer em caso de rejeição. Como alavancar citações ao seu artigo e sua produção científica. Impacto da produção científica na carreira de docente e de pesquisador. Usando sua produção científica como docente.
 
Qualidade em Serviços – 45h/a
Conceito e evolução da qualidade em serviços; Gestão da Qualidade Total; Modelos de Excelência, Qualidade e Desempenho; Temas emergentes em TQM; a influência da emoção e fatores humanos nos serviços; Engenharia Kansei.
 
Responsabilidade Socioambiental – 45h/a
Origens, Conceitos e trajetória da Responsabilidade Social Empresarial. Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável. As dimensões da sustentabilidade. As partes interessadas na condução de estratégias socioambientais. Relatórios Socioambientais.  Indicadores e Índices de sustentabilidade.  Normas de gestão voluntárias. Empreendimentos Sociais, Economia Solidária e Inovação Social.
 
Seminário de Dissertação – 45h/a
Utilizar-se-á de sistemática que valoriza a exposição e discussão do conteúdo permitindo, dessa forma, interagir as ideias elaboradas por cada aluno ao conjunto de participantes. Apresentação e debate com a participação de mestrandos e professores do curso sobre os temas e propostas de pesquisa para elaboração da dissertação. Troca de experiências e de referenciais acadêmico-científicos pelos participantes.
 
Teoria da Complexidade Organizações Complexas – 45h/a
Análises dos conceitos e origens da complexidade. Teoria Geral dos Sistemas. Teoria das Estruturas Dissipativas. Teoria da auto-organização. Teoria do Caos. O paradigma da Complexidade. A complexidade e a ação. A complexidade e as organizações. A complexidade e a ecologia. A Complexidade e a autonomia fundamental. Complexidade, autogestão, inovação social e desenvolvimento sustentável. Organizações Complexas.
 
Tecnologias da informação aplicadas ao ensino superior (TICS) – 45h/a
Analisar a influência das novas tecnologias na sociedade e na educação. Discutir a mediação pedagógica e novas tecnologias em diferentes ambientes de aprendizagem. Estudar a organização e construção da ação educativa em ambientes virtuais. Realizar análise e avaliação de ferramentas tecnológicas e softwares educativos. Desenvolver projetos de trabalho com as novas mídias.
 
Teoria das Organizações – 45h/a
Introdução aos Estudos Organizacionais. Relações Humanas, Comportamento, Motivações e Liderança; Processo Decisório e Estrutura de Dominação sob a Perspectiva Werberiana; Teoria dos Sistemas, Sistemas e Contingências; Abordagem do Poder; Cultura Organizacional e Aprendizagem Organizacional; e Teoria Institucional.
 
Teoria de Marketing – 45h/a
Conceitos centrais de Marketing. Conceituação de temas relacionados à administração mercadológica. Estudo das principais teorias e escolas de Marketing. Atuação do administrador em relação ao Marketing. Mudanças paradigmáticas e contextos específicos do cenário empresarial e econômico.
 
Tópicos Especiais sobre Inovação – 45h/a
Temas abrangentes ou específicos, relevantes para área de inovação. O professor será definido pelo colegiado, podendo ser professor do colegiado, convidado, visitante ou membro externo. 
 
Tópicos Especiais sobre Gestão Estratégica de Organizações – 45h/a
Temas abrangentes ou específicos, relevantes para área de gestão estratégica. O professor será definido pelo colegiado, podendo ser professor do colegiado, convidado, visitante ou membro externo. 

 


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