Facebook Twitter Imprimir

PALESTRAS E SEMINÁRIOS

 

O Prof. Giancarlo Gomes ministrou palestras em 2019, sendo: “Inovação e Criatividade” na Semana de Calouros do Centro de Educação Superior do Vale do Itajaí – CEAVI – UDESC na cidade de Ibirama, Santa Catarina no dia 18 de fevereiro de 2019; “Internacionalização da Educação Superior” aula inaugural do Setor de Sociais Aplicadas da UNICENTRO do campus de Irati (19 de março); “Internacionalização da Educação Superior” aula inaugural do Setor de Sociais Aplicadas da UNICENTRO do campus de Prudentópolis (20 de março). Informação: https://www3.unicentro.br/noticias/2019/03/26/internacionalizacao-e-tema-de-aula-inaugural-do-setor-de-sociais-aplicadas-do-campus-de-irati/
 
Ainda, do prof. Giancarlo, juntamente com os professores do programa de doutorado em Ciências Contábeis e Administração da Universidade de Blumenau – FURB (Roberto Carlos Klann e Tarcisio Pedro da Silva), participaram do Workshop – PPGC e PPGA – UNIOESTE e FURB nos dias 25 e 26 de novembro de 2019 na cidade de Cascavel no Paraná.
 
 

Eventos Científicos

 
O ICMA/COGECONT - International Conference in Management and Accounting foi uma realização conjunta do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade de Blumenau (FURB) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração (PPGCCA) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). O evento ocorreu entre os dias 17 e 19 de outubro de 2019 na Cidade de Chapecó/SC, na Universidade Comunitária da Região de Chapecó. No ano 2020, considerando a situação da Pandemia de COVID19, a conferência foi realizada de forma on-line no período de 05 a 07 de outubro de 2020.
 
O evento promoveu um diálogo entre profissionais, pesquisadores, professores e estudantes da área de ciências sociais e aplicadas, em contexto internacional, priorizando temas que tragam visibilidade às novas dinâmicas profissionais e os desafios globais da contabilidade, controladoria e gestão das organizações sob a lente dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).
 
O congresso buscou difundir conhecimentos relacionados à Área de Ciências Sociais e Aplicadas e estimular a produção científica, contribuindo para a qualificação dos profissionais no exercício das práticas de gestão, com visão mais crítica sobre o ambiente sustentável. Também possibilitou a interação da prática educacional com a realidade das organizações, fomentando o desenvolvimento socioeconômico regional e nacional.
 
Além disso, permitiu aos professores, alunos de graduação e pós-graduação (lato e stricto), pesquisadores e profissionais das áreas de Administração e Ciências Contábeis, o acesso a novas informações e conteúdos oriundos de diversas áreas do conhecimento, bem como sobre a visão de qualificação da produção científica da área em âmbito internacional. O conhecimento disseminado no Congresso foi disponibilizado para a comunidade por meio da publicação on-line dos anais.
Informações no site:  https://www.even3.com.br/cogecont/
 
 

Parceria com o Centro de Inovação de Blumenau - CBI

 

O PPGAd/FURB atua como um parceiro do Centro de Inovação de Blumenau – CBI que foi implantado no Campus 2 da Furb. A implantação do Centro de Inovação – resultado concreto de uma política suprapartidária do estado de Santa Catarina vincula-se não só à história, mas também às potencialidades da região. O CBI concretiza a região como núcleo de inovação, que se revela pela pujança da economia voltada à tecnologia da informação.
 
Ao credenciar-se como protagonista no desenvolvimento humano, social e econômico, vinculada a projetos de grande monta do poder público, a FURB contribui em tornar o PPGAd/FURB um polo de nucleação e difusão de práticas de formação de mestres em condições de acelerar projetos de tríplice hélice, em coordenação com o poder público, com o meio empresarial já existente e que vai se formar a partir do CBI, além de parcerias com outros programas da própria universidade e universidades parceiras. O PPGAd/FURB é um impulsionador da inovação aberta no contexto local e regional.
 
Em 2021 o PPGAd vai participar da Trilha da Inovação Furb, plataforma de interação entre a comunidade acadêmica (alunos e professores) e o CBI (pessoas, startups, empresas e investidores) que pretende estimular o perfil inovador e empreendedor dos participantes a partir da resolução de problemas e desafios reais. O objetivo é unificar os projetos e ações da FURB com os eventos, projetos e recursos humanos do CBI em torno de uma trilha com calendário anual, que se inicia em março e finaliza em novembro. Os objetivos da Trilha de Inovação são:
 
  1. Ser um canal permanente de diálogo entre o mercado, setor produtivo, poder público e a universidade;
  2. Identificar e estudar os principais problemas da comunidade a fim de desenvolver soluções sustentáveis, viáveis, inovadoras e efetivas a partir dos processos e instâncias acadêmicas e de aprendizagem;
  3. Formar um Banco de Ideias e Problemas (BIP FURB) como fonte de alimentação para disciplinas específicas, núcleos comuns, TCCs, Dissertações, Teses e programas de extensão/iniciação científicas, feira de inovação etc;
  4. Conectar-se com o CBI e todo o ecossistema local e regional, sendo parte da equação para o desenvolvimento da qualidade de vida, economia e inovação a partir de nossas cadeias produtivas e vocação regional (clusters);
  5. Estimular, apoiar e desenvolver novos empreendimentos e startups;
  6. Retroalimentar a comunidade acadêmica com as tendências, demandas e resultados do ecossistema de inovação.  

 


Painel