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PROJETOS EXTENSÃO

 

A operacionalização das ações que acontecem no âmbito institucional de extensão são projetos aprovados em editais internos e externos aos quais participam professores e acadêmicos do PPGAd/FURB, dentre os quais destacam-se:
 
 

Projeto Negócios de Impacto Social: Escola Básica

Coordenação Profa. Marianne Hoeltgebaum
 
Em 2017 a iniciou o projeto de extensão que auxiliou por meio da educação as famílias e alunos de uma escola de educação básica estadual. Conforme informações da diretoria (em setembro de 2017), a escola, fundada em 1989, tem 15 salas, 52 professores e conta com 610 alunos de 6 a 14 anos nas diversas séries do ensino fundamental. Atende a alunos de Blumenau dos bairros: Fortaleza, Fortaleza Alta e Tribess. Esses bairros formam uma comunidade de 26.206 pessoas, conforme informações de Sigad/Furb.       
 
O público-alvo direto são os pais e alunos, e indiretamente toda a família, num total de aproximadamente 1.800 pessoas. Os benefícios sociais do projeto se estendem a toda a comunidade local, trazendo mais oportunidade a toda a comunidade. O foco do projeto é oferecer Educação Empreendedora, integrar rotinas de fonte de renda aos hábitos de convívio familiar, potencializar empreendedores locais. O objetivo geral é fomentar o empreendedorismo a partir da educação empreendedora para os pais dos alunos matriculados na escola.
 
Em 2018 este projeto realizou um curso de empreendedorismo para pais e filhos, em cinco sábados, com início no mês de abril e término no mês de junho, no período de 14h às 17h, com o objetivo de desenvolver o empreendedorismo na família, criação de negócio para gerar segunda renda familiar, melhorar o convívio familiar e melhorar a qualidade de vida em bem estar da comunidade local. Participaram do curso 8 famílias, totalizando 23 pessoas, sendo que os pais foram incentivados a participar com seus filhos dos projetos de criação de novos negócios. A mestranda Siliane Ferrari Voltolini desenvolveu seu projeto de dissertação, “uma pesquisa ação”, com intuito de observar a metodologia utilizada no curso, se foram adquiridos conhecimento relevantes sobre o empreendedorismo, identificar habilidades empreendedoras e avaliar o desenvolvimento de novos negócios. Este projeto engloba assim, a integração de ensino – pesquisa – extensão.
 
 

Projeto com Secretaria da Educação e Furb 

 
No ano de 2019 foi firmado um acordo com a Secretaria de Educação de Blumenau para curso de formação para o ensino do empreendedorismo, no qual a Profa. Marianne Hoeltgebaum do PPGAd/FURB ministrou o curso com uma aluna do PPGAd, Siliane Ferrari Voltolini, e com um mestrando em educação que é professor de escola estadual. O curso foi gratuito com 15 vagas para professores de escola pública estadual, com professores de várias cidades do Vale do Itajaí, onde foram qualificados para ensinar empreendedorismo em suas instituições. Ao final do curso os professores apreenderam a ser empreendedores no ensino, e a ensinar empreendedorismo para crianças e adultos. Os alunos da turma do 3o. trimestre de 2019 do PPGAd tiveram aulas e auxiliaram no curso, ao tratarem do assunto ensino do empreendedorismo, da ementa da disciplina.
 
 

Projeto Construção de Habilidades Criativas para Inserção Profissional

Coordenação Prof. Dr. Sílvio de Vasconcellos
 
A iniciativa pretende desenvolver, de forma cooperada com a equipe docente da Escola de Ensino Médio Prof.ª Elza H. T. Pacheco, habilidades criativas no que tange às futuras profissões de seus alunos. Espera-se aliar cidadania e inserção profissional entre os estudantes, para que possam exercer suas atividades dentro da Economia Criativa. Neste sentido, o projeto pretende promover o desenvolvimento de competências criativas e inovadoras nas áreas técnicas e de gestão de iniciativas e empreendimentos criativos. Prevê-se a participação e a democratização do conhecimento por meio do desenvolvimento cooperado de metodologias que visam conscientizar os indivíduos sobre a necessidade de desenvolverem aptidões que lhe permitam a inserção em profissões em que a criatividade seja primordial, como atividades alinhadas com as disciplinas de geografia e filosofia e em atividades ligadas a comunidades escolar.
 
Como resultado, espera-se retomar o potencial criativo dos alunos visando sua inserção futura na economia criativa, bem como a sensibilização de toda a comunidade para a necessidade de desenvolver habilidades relacionadas à solução de problemas e desenvolvimento de artefatos criativos. Em termos metodológicos, o projeto embasa-se na pesquisa-ação, prevendo visitas, brainstormings, palestras, construção de artefatos de registro, como diários de campo e a entrega de apostilas, vídeos, artigo científico e relatório detalhado das atividades. Espera-se, ao final do projeto, criar uma cultura voltada ao incentivo da criatividade, que possa ser replicada não somente na escola, mas no próprio currículo escolar, oportunizando aos estudantes a inserção profissional em empreendimentos culturais e voltados especificamente à economia criativa.
 
 

Projeto Focus

Coordenação: Prof. Christian Daniel Falaster, Profa. Cynthia Boos de Quadros e Profa. Fabricia Durieux Zucco.
 
O Projeto Focus existe há 21 anos no âmbito da FURB e tem o objetivo de coletar, processar, sistematizar e socializar informações relacionadas às inter-relações políticas, sociais, econômicas, culturais ou religiosas dos atores sociais, corporativos e institucionais que constituem a fração espacial na qual a FURB se encontra historicamente inserida. Intenciona, assim, estabelecer diferentes relações pautadas numa visão ampliada do contexto socioeconômico e na capacidade de compartilhamento de saberes que propiciem a empatia e a prática da cidadania, reconhecendo que o conhecimento é sempre uma resultante da trama das relações socioculturais. Por meio de estudos técnicos, nos últimos quatro anos as parcerias desenvolvidas foram: Jornal de Santa Catarina; Associação Comercial e Industrial de Blumenau e Prefeitura de Blumenau. As informações reunidas em seus estudos permitem que a comunidade conheça e se reconheça na interpretação de seus resultados, aliando teoria e prática e fazendo com que o conhecimento ultrapasse as salas de aula, numa relação dialógica que oportuniza a troca de saberes entre os atores sociais. Busca-se oferecer subsídios para as abordagens que constituem focos de investigações e análises do grupo de Estudos Midiáticos Regionais, para os Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e em Administração e para o fomento à Rádio e à TV universitárias, com vistas à democratização da informação e comunicação.
 
Desde 2017 o Professor Dr Christian Falaster integra a equipe permanente do projeto Focus, assim como integrou-se à equipe do PPGAd as professora Cynthia Quadros e Fabricia Durieux Zucco no ano de 2020.
 
Notícias:
 
 

Projeto: Conectando a teoria com a prática

Coordenação: Prof. Gérson Tontini
 
Tendo em vista a necessidade de os programas de Stricto-sensu irem além dos propósitos de formar pesquisadores/professores e de desenvolver o conhecimento, o PPGAd/FURB iniciou em 2013 ações de integração ensino-pesquisa-extensão com aplicações à sociedade, por meio da aplicação prática, pelos alunos, de métodos e atividades aprendidos em disciplinas curriculares. Neste sentido, o Prof. Dr. Gérson Tontini iniciou a aplicação das metodologias aprendidas pelos alunos na disciplina “Necessidades do Consumidor no Projeto de Produtos e Serviços”.
 
Nesta iniciativa, em 2013, entrevistando 1060 pais de alunos, identificou-se o que melhorar em escolas do Ensino Fundamental de Rio do Sul, resultando em dois artigos científicos publicados em 2014 em eventos. Em 2015 procurou-se saber a visão dos cidadãos de Blumenau sobre a Oktoberfest. Os resultados foram apresentados aos organizadores da festa, para realizar ações de melhoria, e elaborou-se um artigo científico enviado para jornal internacional “Total Quality Management & Business Excellence”, que está em avaliação após solicitação de major review.
 
Em 2016 procurou-se saber o que Melhorar em Postos de Saúde da Cidade de Blumenau, sob o ponto de vista de seus usuários. Os alunos entrevistaram 400 usuários de 7 unidades de saúde pública, da cidade de Blumenau. Como resultado tivemos um artigo publicado no Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017, intitulado: Qualidade de Serviços em Saúde: Uma Avaliação em Ambulatórios Gerais de uma Cidade Localizada no Sul do Brasil. Além da produção científica, em 2017 foi apresentado à Secretaria de Saúde do Município os resultados da pesquisa, indicando ações de melhoria a serem efetivadas.
 
Em 2017, realizou-se uma pesquisa com 367 usuários de cinemas da cidade de Blumenau, ao terminarem de ver um filme. Os resultados trouxeram a um artigo científico, e outro que está em trâmite para publicação em um Journal internacional. O artigo publicado, em conjunto com os alunos que participaram da disciplina, foi:  A Influência dos Atributos do Cinema e do Filme na Avaliação da Satisfação Geral dos Consumidores. In: XLII Encontro da ANPAD ? EnANPAD 2018, 2018, Curitiba. Anais do..., 2018. v. 42. p. 1-17.
 
Devido ao sucesso desta iniciativa, o colegiado do PPGAd/FURB decidiu formalizar esta iniciativa, definindo-se que disciplinas do programa efetuem ações envolvendo os discentes em pesquisa e extensão.  
 
 

Projeto Comunicação para o Desenvolvimento Social

 
O Projeto Comunicação para o Desenvolvimento Social acontece há 13 anos no âmbito institucional e tem o objetivo geral de estimular a cooperação técnica com as ONGs de Blumenau por meio do desenvolvimento de campanhas de comunicação publicitária e capacitação para uso das mídias digitais. Deste modo as entidades atendidas estarão preparadas para o uso estratégico das diferentes ferramentas de comunicação como forma de mobilização da opinião pública e captação de recursos e de voluntários. 
O projeto foi integrado às ações do PPGAd em 2020 com o ingresso da profa Fabricia Durieux Zucco ao Programa.
 
Parceiros:  FURB; Fundação Fritz Muller e Prefeitura de Blumenau 
Atividade desenvolvida em 2020: 
Devido ao isolamento social provocado pela Pandemia, o treinamento foi adaptado para o meio digital e disponibilizado no canal ComunicaFURB. do Youtube. Foram desenvolvidos 9 vídeos com tempo máximo de 8 min. Em relação à capacitação, destaca-se o número total (517) e de cada vídeo: 1) Apresentação do projeto - 121 visualizações; 2) Como se adaptar à pandemia - 69 visualizações; 3) Produção de conteúdo para redes sociais - 74 visualizações; 4) Como criar eventos - 62 visualizações; 5) Crie artes com o Canva - 61 visualizações; 6) Como fazer bons vídeos - 62 visualizações; 7) Como tirar fotos melhores - 63 visualizações; 8) Entenda as ferramentas do Instagram - 57 visualizações; 9) Entenda as ferramentas do Facebook - 67 visualizações. 
 
 

Projeto Informação e Cidadania

 
O projeto Informação e Cidadania tem o objetivo de influenciar o comportamento da audiência e criar atitudes favoráveis a demandas sociais relacionadas ao desenvolvimento sustentável, por meio da criação, produção e distribuição de conteúdos em áudio. Com tal propósito, a iniciativa busca difundir as necessidades da comunidade regional, estimular o envolvimento dos agentes sociais com o meio em que vivem e, assim, promover a cidadania ativa e a transformação da realidade. O projeto se baseia na experiência de nove anos de atividades ininterruptas, período no qual já disponibilizou cerca de 500 peças de áudio veiculadas em uma rede de 30 emissoras de rádio de Santa Catarina. Dentre as pautas das peças destacam-se sustentabilidade, dicas de economia doméstica, dicas de gestão e demais temáticas vinculadas aos ODS.
 
A integração do Projeto ao PPGAd iniciou em 2017 com a participação do professor Christian Falaster e posteriormente com a profa Cynthia Quadros.
Parceiros: FURB; Fundação Fritz Muller, Gov Estado SC
  
 

Projeto Colorindo Paredes, Transformando Sonhos

Coordenação Profa. Marianne Hoeltgebaum
  
A iniciativa ocorreu em 2019 e teve como objetivo a revitalização dos espaços da Associação Criança em Primeiro Lugar, no Centro de Formação e Convivência Catarina Von Bora, organização sem fins lucrativos que atende cerca de 180 crianças no bairro Itoupava Central (Blumenau). As atividades dos universitários fazem parte de projeto de curricularização da extensão “Colorindo Paredes, Transformando Sonhos”, do curso de Arquitetura da FURB, na disciplina Ateliê, ministrada pelos professores Christian Krambeck e Cézar Martinelli. Conta com a parceria da Profa. Marianne Hoeltgebaum, Profa. de Empreendedorismo e Gestão em Publicidade e Propaganda, que mobilizou alunos de Publicidade e do PPAGd/FURB para divulgação de vídeos e material fotográfico que ajudam na chamada de financiamento coletivo para a associação. 
 
Com os recursos, a entidade  pretende melhorar a biblioteca, fazer um campo de futebol e dar melhores condições aos espaços comuns, entre outros benefícios. Além dos cerca de 40 estudantes de Arquitetura e 17 de Publicidade e Propaganda, a campanha tem a colaboração do artista Jean Tomedi, que presenteará a associação com um grafite na fachada frontal da edificação. A Associação Criança em Primeiro Lugar acolhe crianças em situação de vulnerabilidade social, para promover desenvolvimento cultural e responsabilidade socioambiental.
 

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