Facebook Twitter Imprimir

DIRETRIZES ESTRATÉGICAS


O Programa de Pós-graduação em Administração, da Universidade Regional de Blumenau (PPGAd/FURB), tem definido como missão em seu planejamento estratégico:
 
Desenvolver pessoas e o conhecimento por meio de pesquisas na área de administração, contribuindo ao sucesso de organizações e ao bem-estar da sociedade.
 
Como visão, o PPGAd/FURB pretende:
 
“Ser referência regional e nacional em produção de conhecimento, formação de pessoas, e desenvolvimento da Sociedade”.
 
Em seu planejamento estratégico para o quadriênio 2021~2024, o PPGAd/FURB colocou como diretrizes estratégicas:
a) Manter atuação de excelência;
b) Melhorar Contribuição e inserção social;
c) Consolidar a Internacionalização.
 
Orientação do PPG com relação aos compromissos de impacto da produção intelectual e internacionalização.
A orientação do PPGAd/FURB quanto ao impacto da produção intelectual está na realização de pesquisas de qualidade (de alunos e docentes), relacionada às necessidades da sociedade, e direcionar, ainda mais, à publicação em periódicos de alto impacto, com proporção significativa em língua inglesa e circulação internacional. Publicar priorizando a qualidade da pesquisa e publicações com pesquisadores nacionais e internacionais.
Em relação a internacionalização, o PPGAd tem as seguintes diretrizes:
  • At home (ampliar a capacidade absortiva do programa para cooperar internacionalmente, disciplinas em inglês, dissertações em inglês, internacionalização curricular)
  • Outward (ampliação de acordos internacionais e da dupla diplomação, mobilidade internacional de professores – in e out; mobilidade de estudantes – módulo internacional, captar estudantes estrangeiros, projetos de pesquisa com parceiros internacionais).
 
Desenvolvimento de ações alinhadas ao planejamento da IES, considerando as necessidades regionais, nacionais e internacionais.
O PPGAd/FURB tem direcionado seus esforços a atender a esses objetivos estratégicos da instituição. Neste sentido, o PPGAd/FURB tem relevante contribuição e participação dos discentes; além de relevante produção intelectual e obteve conceito 5 na última avaliação. Em relação a pesquisa, o PPGAd está direcionado à contribuição ao conhecimento por meio de publicação de periódicos de impacto, buscando priorizar a qualidade e não a quantidade (como pode ser visto nos objetivos estratégicos) e a contribuição social. No planejamento estratégico do PPGAd está definido ações para ampliar e melhorar a interação com a comunidade externa e captação de recursos.
 
Orientação do PPG com relação à inovação, transferência de conhecimentos e impactos sociais do PPG.
  • Promover pesquisa aplicada com empresas e a sociedade (pesquisadores internos em empresas, alinhamento com demandas da sociedade);
  • Transferência de conhecimento (implantação de turmas com foco profissional, relatórios gerenciais, cursos de curta duração in-company);
  • Promover projetos de ensino e pesquisa aplicados prioritariamente nas áreas de tecnologia da informação e gestão da saúde;
  • Promover a interação entre ecossistemas de inovação com universidades parceiras estrangeiras;
  • Traduzir os resultados das dissertações em relatórios gerenciais, difundindo o conhecimento à sociedade por meio de divulgação online e redes sociais.

 


Painel